Príncipe Harry e Meghan no funeral do Príncipe Filipe?

casa
Fotografia:Instagram Casa Real Britânica

Nenhum membro da família real fez qualquer declaração após o anúncio do falecimento do Príncipe Filipe, como ainda não foi divulgada a data do funeral. Mas há uma pergunta que impera: o Príncipe Harry e Meghan vão reunir-se com a família após o escândalo da entrevista com a Oprah?

Com as restrições impostas por causa da pandemia, não está claro se o duque e a duquesa de Sussex vão até Inglaterra. Segundo uma análise da revista Elle, as evidências apontam para que apenas Harry compareça, uma vez que Meghan está grávida do segundo filho do casal.

Mas vamos a factos:

As viagens internacionais ainda são muito restritas no Reino Unido

O Reino Unido está sob fortes restrições, não sendo, por isso, recomendados ajuntamentos, como seria o funeral do príncipe Filipe em circunstâncias normais. Os cidadãos são aconselhados a “dentro de espaços fechados, estarem apenas com pessoas com quem vivem” e os encontros não devem reunir mais de “seis pessoas ou duas famílias”.

Para os viajantes internacionais impera o seguinte: “Antes de viajar para o Reino Unido, devem preencher um formulário de localização de passageiros e ter provas de um teste negativo à Covid-19”. Além disso, “todos os que chegarem devem fazer um teste ao coronavírus no dia dois e oito de quarentena”.

Harry e Meghan, que vivem na Califórnia, poderiam voar para Inglaterra, sendo considerada uma viagem essencial, mas não existem certezas pelos riscos envolvidos para ambos, mas principalmente para Meghan.

Meghan e Harry não revelaram se já tomaram as vacinas

Na Califórnia apenas está a ser vacinado quem tem idades compreendidas entre os 50 e 64 anos, ou que pertença a grupos prioritários. Meghan, 39 anos, e Harry, de 36 anos, poderão tomar a vacina a partir do dia 15 de abril, altura em que fica disponível para a maioria dos residentes.

O casal ainda não avisou se foi vacinado. Ainda assim, no caso das vacinas de duas doses, como a Pfizer ou a Moderna, Meghan e Harry terão de esperar entre 17 a 25 dias (Pfizer) ou 24 a 32 dias (Moderna) antes de receberem a sua segunda dose.

A Califórnia recomenda que os cidadãos não vacinados adiem as viagens não essenciais até que estejam totalmente vacinados. “Se tiver que viajar, faça o teste entre 1 a 3 dias antes da viagem e de 3 a 5 dias depois da viagem”, explicam.

Funeral será mais intimista

De acordo com uma publicação do repórter real Omid Scobie, no Twitter, o Príncipe Filipe não terá um funeral de Estado. O seu funeral privado será na Capela de São Jorge e também não será aberto ao público, devido à pandemia. Esta decisão não diminui as regras ainda impostas para viajantes, como Harry e Meghan, mas minimiza o risco de exposição à Covid-19.

Scobie escreveu, ainda, que “o público está lamentavelmente solicitado a não comparecer”.