Problemas digestivos afetam duas vezes mais as mulheres

Esta quarta-feira, dia 29 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva e as mulheres, comparativamente aos homens, são duas vezes mais afetadas por este tipo de problemas. Estes dados foram recolhidos através de um inquérito desenvolvido pela Sanofi, a nível global, e que contou com a participação de mais de 18 mil pessoas de nove países.

Mais de metade da população mundial, 62%, tem pelo menos uma vez por ano algum tipo de problema relacionado com a saúde digestiva e oito em cada 10 pessoas afirma que sente necessidade de recorrer ao apoio médico. Além de salientar que as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens, o mesmo estudo refere que 44% das pessoas, em todo o mundo, já foram trabalhar com queixas do foro digestivo. Diarreia, indigestão, ou prisão de ventre são as principais queixas reportadas

A importância do sistema digestivo

O sistema digestivo é responsável por “digerir alimentos e líquidos, reduzindo-os aos seus componentes químicos e decidindo como utilizá-los, absorvendo esses nutrientes para os transformar em energia ou para reparar ou construir células“, explica um a Sanofi, autora do estudo, em comunicado de imprensa.

Este sistema é vulgarmente conhecido como sendo o nosso segundo cérebro e “a ligação entre o cérebro e o sistema digestivo é fundamental para o nosso bem-estar físico e emocional“, acrescenta o documento.

O mesmo estudo confirma ainda a ideia de que “tudo aquilo que comemos influencia o que sentimos” e, portanto, alimentos como fruta fresca, verduras ou cereais integrais favorece emoções positivas, enquanto comida processada, rica em açúcar ou gorduras acaba por contribuir para as negativas.

Percorra a galeria de imagens acima para ver os benefícios, apontados pelo estudo, de termos um sistema digestivo saudável e o que fazer para o alcançar.

Dia da Saúde Feminina: Exames que não se deve esquecer de fazer

As 20 doenças que estão a matar mais mulheres portuguesas