Problemas em adormecer? Eis o que deve fazer para dormir melhor

vladislav-muslakov-CwIU33KGToc-unsplash

Tem problemas em adormecer à noite? Sente-se cansada durante o dia e depois quando chega à hora de deitar mostra dificuldades em adormecer? Os especialistas explicam o comportamento que deve ter, ou não, para dormir melhor.

Em primeiro lugar, segundo a Fundação Norte-Americana do Sono, é preciso ter uma hora determinada para se deitar, respeitando as sete ou nove horas de sono por noite recomendadas.

“Uma hora de deitar regular faz parte do ritmo circadiano (ciclo biológico dos seres vivos), que coincide com a hora do dia em que naturalmente estamos mais cansados”, explicou Jesse Mindel, professora assistente clínica de Neurologia e Medicina do Sono da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

De acordo com os especialistas, não existe problema em deitar-se até uma hora após o horário habitual. Contudo, se for para a cama duas ou três horas depois do normal, ao longo do dia vai sentir-se mais cansada e com dificuldades em adormecer.

Outros dos inimigos para conseguir adormecer é mexer no telemóvel quando estás na cama. A luz azul que o smartphone emite do ecrã baralha o seu ritmo circadiano.

O neurologista e escritor W. Christopher Winter aconselha às pessoas para tentarem deixar de mexer em qualquer aparelho eletrónico uma hora antes de se deitarem.

Para quem deixa o telemóvel junto à cama quando está deitada, o mesmo profissional de saúde defende que esta ação vai atrapalhar o sono porque a pessoa estará com a ideia de que pode receber alguma mensagem ou notificação e não adormece, ficando neste impasse.

O exercício físico à noite é tão prejudicial como o telemóvel, tal como alertou a Biblioteca Norte-Americana de Medicina. E tudo porque aumenta o ritmo cardíaco, a temperatura do corpo e dá uma injeção de energia enorme na hora de deitar.

“Isto causa um atraso no seu ritmo circadiano e torna difícil adormecer”, esclareceu W. Christopher Winter.

Fazer grandes refeições antes de ir para a cama também é um erro crucial, segundo a professora Jesse Mindel. Ao deitar-se de barriga cheia, vai existir um refluxo de acidez no esófago. O neurologista e autor acrescentou que pode ser feito um pequeno lanche antes de dormir.

No que diz respeito aos líquidos a evitar, os especialistas afirmam que a cafeína e o álcool podem causar grandes problemas para quem quer adormecer à noite.

Caso seja fã de cafeína, Jesse Mindel recomendou que deve beber café seis ou oito horas antes de deitar. Já o álcool, segundo a professora assistente, terá de ser ingerido duas horas antes de cair na cama para dar tempo ao metabolismo de processar a bebida.