Estes programas fazem da televisão um verdadeiro cupido

Este domingo, 21 de outubro, chega à televisão portuguesa o programa Casados à primeira vista. Emitido pela SIC e apresentado por Diana Chaves, o reality show desafia os concorrentes a encontrarem o amor casando com alguém que não conhecem.

O primeiro olhar surge apenas no dia do casamento, quando os noivos se encontram para trocar alianças. Depois da cerimónia segue-se a lua-de-mel e oito semanas de convivência, que servirão de teste à relação para que ambos percebam se a união tem pernas para andar ou não.

O programa foi inspirado no formato norte-americano Married at Firt Sight, um reality show que surgiu em 2014 e que desafia seis pessoas a casarem-se com alguém que não conhecem e que nunca viram na vida. Por trás está uma equipa de especialistas que, com base em métodos e técnicas de caráter científico, emparelham os concorrentes de acordo com a probabilidade destes conseguirem encontrar o amor entre si – tal e qual como nos casamentos arranjados.

Encontrar o amor na televisão

Este tipo de formato não é novidade no pequeno ecrã, pelo menos para quem assiste a alguns canais do cabo. SIC Radical, SIC Mulher e TLC são alguns dos canais que transmitem programas internacionais – conheça-os na galeria de imagens acima – que têm esse mesmo propósito: fazer com que os concorrentes encontrem o amor.

Se num dos programas os concorrentes têm apenas 30 minutos para se conhecerem e decidirem se pretendem ver-se novamente, noutros surgem completamente despidos de roupa e preconceitos, deixando tudo a nu. Há ainda quem tente encontrar o amor num primeiro beijo e quem aceite casar com alguém de outro país, com hábitos e cultura diferente, e tenha 90 dias para decidir se quer avançar com o casamento.

Por cá, os programas nacionais deste género têm sido mais contidos. O primeiro formato televisivo a querer juntar pessoas foi o Acorrentados, emitido pela SIC em 2001. Este foi o primeiro reality show transmitido pelo canal de Carnaxide e funcionava da seguinte maneira: cinco concorrentes viviam acorrentados dia e noite, tendo que ir juntos para todo o lado; quatro eram do mesmo sexo e a do oposto tinha de ir eliminando as pessoas que não lhe interessavam até sobrar uma que poderia ser o par ideal ou (pelo menos) o mal menor.

A aposta em reality shows na televisão generalista havia começado um ano antes (em 2000), com a TVI a fazer grandes audiências com Big Brother. Programa que acabou por ter várias edições e de onde resultaram vários casais, embora o propósito aqui não fosse encontrar o amor. O mesmo aconteceu com a Casa dos Segredos que estreou em 2010.

Mais recentemente, em 2016, a estação de Queluz de Baixo apresentou Love On Top, este já um programa que procura juntar pessoas, fazendo com que estas encontrem o amor. Programa que está atualmente no ar e ao qual se irá juntar um outro (First Date) com contornos semelhantes ao que estreia este fim de semana, na SIC, e que promete animar os serões de domingo à noite com muito amor no ar.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a conhecer os vários programas televisivos em que os concorrentes vão em busca do amor.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Amores arranjados: Adeus Tinder, olá Agência Matrimonial