Projeto 100% português quer levar a beleza a todos

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Fotografia: Shutterstock

A marca é internacional, mas o projeto é 100% português. A L’Oréal Paris lança esta quarta-feira, 20 de março, o movimento ‘Beleza para Todos’, uma iniciativa de inclusão social, com foco nos cuidados de beleza, feita em parceria com associações nacionais de pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva.

Pioneiro dentro deste grupo internacional de produtos cosméticos, o ‘Beleza para Todos’ foi desenvolvido pela L’Oréal Paris em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD), refere o comunicado de imprensa sobre o movimento, que foi apresentado esta tarde o, na sede do INR, I.P., em Lisboa, com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes.

O movimento defende que as pessoas com deficiência visual e/ou auditiva devem beneficiar do mesmo acesso à informação sobre beleza que a população em geral tem.

Na prática, esse acesso traduzir-se-á em conteúdos do site da marca (www.lorealparis.pt), adaptados para pessoas com deficiência visual e auditiva, nomeadamente tutoriais de beleza com áudio desenvolvidos para quem não vê. Por outro lado, todos os tutoriais em vídeo vão passar a estar legendados para quem não ouve. Em comunicado, a marca refere ainda que, “paralelamente foram produzidas etiquetas Braille, para identificação de produtos de higiene e beleza, que serão distribuídas através do INR e ACAPO a pessoas cegas”.

“Queremos colmatar as dificuldades sentidas por estas pessoas criando conteúdos desenvolvidos para as pessoas cegas e surdas para que estas possam cuidar da sua imagem de forma autónoma”, sublinha Tiago Melo, Diretor de Marketing da L’Oréal Paris.

Para as pessoas com deficiência visual e auditiva, esta iniciativa reveste-se de especial importância, segundo afirma o Presidente do INR, Humberto Santos. “As associações envolvidas conhecem a realidade das pessoas cegas e pessoas surdas e o impacto positivo que esta iniciativa terá nas suas vidas.”

O projeto, que é 100% português, é pioneiro no mundo dentro do Grupo L’Oréal, tendo sido distinguido a nível internacional, ao vencer a 10ª edição dos ‘Disability Awards’, um concurso interno organizado pelo grupo, entre 65 projetos em todo o mundo que promovem a inclusão de pessoas com deficiência.

No âmbito do ‘Beleza Para Todos’, a L’Oréal Paris, em colaboração com os vários parceiros, vai organizar ainda workshops de beleza adaptados a pessoas cegas ao longo do ano. O primeiro acontece em maio, na Academia da L´Oréal, em Miraflores (Algés). Os workshops serão realizados por cabeleireiros e maquilhadores da marca devidamente formados para o efeito, refere a marca.

“O grande objetivo é sensibilizar e contagiar a sociedade e as empresas portuguesas, inspirando outras atividades e áreas de ação a envolverem-se neste Movimento em torno das condições equitativas de inclusão das pessoas com deficiência’”, conclui Cátia Martins, CEO da L’Oréal Portugal.

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