Prós e contras de fazer desporto só a dois

Young tourists couple doing sightseeing at stonebuilt monument in Europe
Tourists couple on summer holidays visiting ancient stonebuilt archaeological church with arches in Italy

As agendas apertadas, nem sempre conciliáveis, as obrigações familiares, a divisão de tarefas podem ser impeditivas da prática de desporto em conjunto. Mas porque não tentar vencer essas barreiras para, em conjunto, tentar vencer outras? Há vantagens e desvantagens na prática desportiva a dois, podendo ser feita na melhor hora para ambos.

Mas antes de atar as sapatilhas e começar a praticar a par, veja, segundo a publicação de saúde e bem-estar norte-americana Very Well Fit, os três benefícios e as três bandeiras vermelhas a que ambos devem prestar toda a atenção.

Contas que devem ser feitas com vista para as estatísticas. Um estudo de 2020, levado a cabo no Reino Unido e junto de mais de 7600 britânicos adultos concluiu que quase metade (43%) da amostra tinha feito exercício com o companheiro ou companheira e, dentro destes, 66% confirmou que tal melhorou a relação. Um em cada cinco inquiridos revelou mesmo que a prática a dois fez aumentar o nível de atração e que gostou de ver a cara-metade na prática de modalidades.

A motivação é um dos fatores mais preponderantes, afinal será mais difícil não comparecer a uma sessão de treino quando o outro atleta se apresenta à competição. Tal ganhará ainda maior proporção quando se perceber que não será possível saltar uma corrida, por exemplo. Aos pares, a prestação de contas será maior.

Cereja no topo do bolo, um dos benefícios é o tempo que se ganha lado a lado. Tempo a dois, fora do contexto doméstico e com espaço para debater temas, planos e projetos que as rotinas do quotidiano não permitem.

Este fator pode, contudo, revelar-se ma desvantagem se o o exercício for usado para um tempo a sós consigo própria. Se assim é, não perca este espaço individual e marque outro onde esteja a dois. As duas outras contrariedades prendem-se com a discrepância quer na capacidade do treino, quer no agendamento. Procurar o equilíbrio é o segredo.