Prostitutas estão a manter atividade com riscos acrescidos

Escort, prostitute or sugar babe lying on bed with long legs and sexy high heels. Prostitution, sex work or sugar dating concept. Stripper or paid woman.
[Fotografia: Istock]

prostitutas que estão a manter a atividade, em tempo de pandemia por Covid-19 e sob Estado de Emergência. A notícia é avançada na edição desta quinta-feira, 2 de abril, no Jornal de Leiria.

Ao semanário, a técnica Patrícia Quintanilha, da associação Novo Olhar II, traz à luz esta realidade, que está a ter lugar dentro de casa. A técnica acrescenta até que os comportamentos de risco estão acrescidos. “É um problema gravíssimo. Se continuam a trabalhar é porque existem clientes e para conseguirem clientes a oferta é sem preservativo”, alerta.

Recorde-se que há cerca de uma semana, tinha sido enviada uma carta aberta à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na qual eram pedidas “medidas extraordinárias de apoio”.

No documento redigido pelas associações Rede de Trabalho Sexual (RTS), A Coletiva e Grupo de Partilha D’a Vida alertava-se para o risco de esta “atividade informal não abrangida, por força da lei, pelas garantias e direitos laborais que assistem a qualquer trabalhador, a maioria dos seus profissionais” encontrar-se “na iminência de atingir um ponto crítico”.

Os subscritores alertavam para a possibilidade de, mediante a total falta de rendimentos, haver o risco de um regresso à atividade em plena pandemia. E perguntavam ao executivo que “mecanismos de proteção estavam previstos” ou que outras soluções estariam disponíveis para a ajuda a estas pessoas por parte da sociedade civil e as organizações de base comunitária para mitigar o impacto provocado pela situação de calamidade pública”.

De acordo com o mesmo jornal, os alertas chegam também de quem acompanha a prostituição de rua. Segundo a diretora-geral da InPulsar, Lisete Cordeiro, não tem havido requisição de preservativos, nem rastreio de doenças junto desta associação, cujos serviços estão suspensos devido à pandemia.

#Prostituição: um debate que está só a começar

Carla Bernardino