Proteja-se da depressão nas férias de Natal

Nem só de luzes e de fitas coloridas e brilhantes que se faz o Natal. Esta época, comummente aceite e reiterada pela televisão e pelas redes sociais como sendo de felicidade e de alegria, é para algumas pessoas fator de pressão e mesmo de exclusão. Coincidindo, então, com o período de férias, o estado depressivo pode acentuar-se.

Apesar de não haver estudos que indiquem uma maior propensão para a tristeza e até suicídio nesta época festiva, há muito que o ‘blues‘ (caraterizado por alguma tristeza, ansiedade, nervosismo e humor variável) que ocorre nas férias é um fenómeno real.


Peça ajuda sem entrar na bancarrota


Na galeria acima e seguindo os conselhos do site Huffington Post, eis algumas recomendações no sentido de melhor interpretar as mensagens de alegria que vão chegando, sem que isso comprometa o bem-estar.

Afinal, não faltam histórias de famílias disfuncionais, de solidão, de pobreza, de maus hábitos de consumo, tudo isto em convívio com dias mais curtos, com menos sol, e por isso mais sombrios. Portanto, é possível que os sintomas se acentuem junto de pessoas que vivam aqueles quadros sociais, mesmo que não tenham qualquer diagnóstico de doença mental.

Imagem de destaque: Shutterstock