Protetores solares: a melhor proteção contra o envelhecimento da pele

As últimas semanas de primavera trouxeram o bom tempo e a vontade de apanhar sol. Seja numa esplanada ou na praia, já estamos mais tempo expostos ao sol. E se o protetor solar deve ser utilizado o ano inteiro, nos próximos dias é mesmo indispensável, sobretudo no rosto. Reunimos algumas opções para utilizar antes da maquilhagem.

Nunca é demais relembrar que a utilização do protetor solar no rosto deve ser feita diariamente. No livro “Bíblia dos Cuidados da Pele” (2019), a dermatologista Anjali Mahto refere várias vezes a importância deste produto. “O protetor solar tem dois grandes benefícios, que assumem igual importância. Em primeiro lugar, reduzem o risco de cancro da pele. Em segundo lugar, os raios solares são responsáveis por entre 80% a 90% das características que associamos à idade”, pode ler-se no livro.

Estas características são também conhecidas por sinais de envelhecimento. Neles se incluem as rugas, pigmentação, manchas e a perda de elasticidade da pele. Ainda segundo Mahto, “o protetor solar oferece-nos a melhor proteção contra o envelhecimento prematuro da pele contida num frasco.”

No mesmo livro, a dermatologista refere também que devemos procurar um protetor que tenha proteção dos UVA. Peles morenas e mais escuras precisam de um fator de proteção solar (FPS) de 15, e as peles caucasianas de FPS 30. As peles mais pálidas devem aumentar este fator para o FPS 50. Deve aplicar o protetor antes de sair de casa.

Veja na galeria alguns protetores solares de rosto que deve utilizar diariamente.

[Imagem de destaque: iStock]

Esta é a quantidade exata de creme e sérum que deve aplicar no rosto

Estas são as únicas máscaras de rosto que precisa para hoje