Protetores solares: Proteja a pele sem abdicar do bronzeado

O verão e a época de praia são por excelência uma altura de maior exposição solar do corpo. A necessidade de proteger a pele dos raios ultravioleta (UV) não é, por isso, uma novidade, mas há zonas particularmente sensíveis e algumas são frequentemente esquecidas. No caso das mulheres, são o colo e o peito as que acabam por ser negligenciadas, quando se trata de proteção reforçada dos perigos do sol.

Além da face e do decote e peito, os ombros e o dorso são zonas do corpo particularmente mais sensíveis. Por isso, é importante garantir a proteção com os produtos adequados para rosto e corpo, de preferência com fator de proteção solar acima dos 30.

“Abaixo dos 30 não protege nada, porque nós aplicamos pouca quantidade”, sublinha a dermatologista, acrescentando que se estima que “o que aplicamos normalmente seja um quarto da quantidade que foi testada em laboratório”. “Aplicamos pouca quantidade, poucas vezes, e portanto não temos um índice de proteção como está no rótulo, temos muito menos”, explica ao Delas.pt dermatologista Sofia Magina, num artigo que pode ler na íntegra aqui.

Ao mesmo tempo é possível manter o tom bronzeado da pele, apostando nos protetores e óleos solares preparados para esse efeito, sempre evitando a exposição aos raios ultravioletas, nas horas de maior calor.

Sofia Magina desmistifica a crença de que a aplicação de protetores com índice elevado impede que a pele se bronzeie. O que eles fazem é permitir que o bronzeado seja gradual e menos intenso, e, por isso, mais saudável.

Veja na galeria alguns protetores solares para rosto e corpo e usufrua do sol de forma saudável.

Estas são as zonas do corpo que as mulheres se esquecem de proteger

 

Aproveite a vitamina D sem comprometer a proteção da pele