Próximo ano letivo volta a ter turmas mais pequenas

escola

As turmas do próximo ano letivo vão voltar a ser mais pequenas. As salas de aula do 1.º ciclo vão ter 24 alunos e as de 2.º e 3.º ciclos entre 24 e 28 estudantes. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 3 de maio, pelo Ministério da Educação.

A redução do número de alunos por turma surge como medida do ministério para promover o sucesso escolar. Com menos alunos por sala de aula, espera-se melhorar as condições de aprendizagem e o trabalho dos professores, informa o gabinete de imprensa do ministro Tiago Brandão Rodrigues, segundo a Lusa.

O processo de redução do número de alunos por turma já começou nas escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e avança agora para os restantes estabelecimentos de ensino de forma progressiva.

“Aos alunos com necessidades específicas que estejam em efetiva permanência na turma, em dinâmicas de verdadeira inclusão, continua a ser garantido o acesso a turmas com 20 alunos“, garante a tutela.

Deste modo, no ano letivo 2018/2019, “as escolas públicas voltam aos números anteriores a 2013”. O gabinete de imprensa do ministro recorda ainda que este era um dos compromissos do XXI Governo Constitucional, da Lei do Orçamento de Estado e de promoção do sucesso escolar.

Lusa/FL

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Nova escola ensina ecologia e eficiência energética aos seus alunos

Há uma escola certa para os nossos filhos?