Pump it! Louder! Ou como transformar a sua sala num salão de festas

unsets públicos anunciados em todo o lado ou que ajudam a encher a caixa de spam no correio eletrónico. Num sunset em casa a música é toda boa e dançável porque é a leitora quem a escolhe, e a companhia é sempre agradável porque foi também escolhida por si. Não se esqueça de avisar os vizinhos que vai dar uma festa para poder rodar, sem remorsos, o botão do som todo para a direita. Pump it!, que é como quem diz, dá-lhe!!

Os rapazes trazem garrafas (paletes de cerveja não entram e os donos delas são convidados a deixá-las no carro e a correrem ao supermercado para trazer qualquer coisa decente) e as raparigas trazem coisinhas para comer; diga às amigas xl para trazerem doces (por alguma razão são xl) e às magras salgados. A leitora que recebe a festa dá o gelo, o espaço e o esforço.

Tire tudo da sala. Deixe o sofá e a mesa de apoio. Abra as cortinas e escancare as janelas. Acenda velas, que dão luz festeira e de amor, e obrigue toda a gente a deixar os sapatos no hall: na rua pisa-se de tudo e estar descalço descondiciona, automaticamente.

Não se preocupe com logística: na ânsia de servir convidados, quem oferece a festa na maior parte das vezes não se diverte. Amontoe ordeiramente pratos pequenos, copos, guardanapos e talheres. Em fila ou em filas, dependendo do tampo da mesa, disponha garrafas e pratos de servir com os acepipes. Quem tiver fome come e quem tiver sede bebe.

Tenha sempre água. Quanto melhor a festa, mais água consumirão os convivas, believe me. Tenha jarros de água (da torneira serve sempre, temos uma das melhores redes públicas do mundo) espalhados pelo espaço. Para dar sabor e fazer bonito, mergulhe neles gelo e rodelas de limão, e noutros jarros rodelas de lima ou de toranja vermelha.

E para marcar bem a sua posição de anfitriã, use pijama e robe chiques. Não de dormir; há nos saldos coisas bem giras que até saem à rua na manhã seguinte, para ressacar na esplanada enquanto vê o sol nascer. Afinal, foi moda, entre os modanti das décadas de 20 e 30, ir para o cocktail em pijama. E este ano a moda voltou.

Deixe fumar. Há muita gente que só fuma em festas e que usa o tabaco como o álcool ou qualquer outro desinibidor. É uma festa, não é a missa.

Faça a festa. Façam a festa. E convidem-nos.

P.S: Nesta galeria tudo custa menos de 20 euros. Bom, quase tudo, o que custar mais não se preocupe, vai ficar quando voltarem as mobílias para o sítio no fim da festa, de tão bom que é.

P.P.S: E tudo já em cores Pantone 2017. Depois falamos mais disto.

P.P.P.S: Veja a nossa galeria enquanto ouve Pump it!, dos Black Eyed Peas. Agora party!