Quando o sono não chega

imagem_abertura_BoasNoites_MelhoresDias_Artigo2_DELAS

Embora a importância do sono seja cada vez mais consensual, ainda há muita gente que não consegue encontrar na hora de dormir o tão desejado – e essencial – repouso.

Deitar a cabeça na almofada, apagar a luz, fechar os olhos e… ficar ansiosamente à espera que o sono chegue. Ou passar a noite a acordar e a adormecer, até que, finalmente, toca o despertador. São muitos os portugueses para quem um destes cenários – ou ambos – é demasiado familiar. Segundo um inquérito de 2016, realizado a 1106 participantes em Portugal, mais de um terço dos portugueses dorme mal à noite e quase o dobro afirma ter problemas de sono. São números preocupantes, considerando a importância do sono nas nossas vidas e a influência que um gesto aparentemente tão simples tem na nossa saúde. Mas afinal, porque é que não conseguimos dormir bem?

São muitos os fatores que podem interferir com uma boa noite de sono, e se alguns estão relacionados com condições médicas (como a apneia obstrutiva do sono, por exemplo), há outros que afetam mesmo aqueles que, aparentemente, não têm qualquer problema de saúde. É o caso do stress. Quando estamos sob stress, o nosso organismo produz cortisol, hormona que interfere com os nossos padrões de sono. Além disso, a tensão muscular provocada pelo stress pode também causar dores que tornam mais difícil adormecer ou conseguir dormir várias horas seguidas. Isto para não falar do mais óbvio problema de todos: quando simplesmente não conseguimos “desligar” e passamos horas a rever cada problema do dia que acabámos de enfrentar e do dia que nos espera a seguir. Algumas substâncias naturais, como a valeriana e extrato de camomila, ingredientes que fazem parte do suplemento alimentar Sleep +, podem dar uma valiosa ajuda graças às suas propriedades calmantes, ajudando-a a dormir melhor e mais depressa.

Mas nem todos os inimigos do sono se encontram dentro de nós. O próprio ambiente em que dormimos tem uma enorme influência na qualidade do nosso sono. Um mau colchão ou uma almofada inadequada, demasiada iluminação, a temperatura do quarto, ruídos e mesmo o companheiro (se ressona, se se mexe muito…) podem transformar aquilo que seria literalmente uma noite de sonho num verdadeiro pesadelo.

O ideal, por isso, é tentar perceber o que estará a afetar a qualidade do sono e garantir que se prepara da melhor forma para chegar à hora de dormir tão tranquila e confortável quanto possível.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.