Quando os filhos dos famosos são alvo de ofensas nas redes sociais

O que têm em comum o ator Bruno Gagliasso, a cantora Beyoncé e a apresentadora Carolina Patrocínio? Todos eles já publicaram fotografias de crianças nas redes sociais que acabaram por ser vítimas de bullying ou racismo. O caso mais recente é o do ator brasileiro. A blogger Day McCarthy, que vive no Canadá mas é conhecida no Brasil por fazer críticas negativas e ofender celebridades daquele país, partilhou um vídeo nas redes sociais em que dirige insultos raciais a Titi, a criança de quatro anos natural do Malawi que Bruno e a mulher, Giovanna Ewbank, adotaram no ano passado.

link_Prostituicao“Queria entender os falsos que me criticam pela minha aparência, por não ter olhos azuis, cabelo liso, nariz bonito e fino – como a sociedade impõe – mas vão ao Instagram do Bruno Gagliasso elogiar aquela macaca. A menina é preta, tem um cabelo horrível, parece palha, tem um nariz de preto horrível e as pessoas dizem que a menina é linda”, afirmou Day McCarthy no vídeo polémico (percorra a galeria de imagens acima para ver fotografias de Titi e de outras crianças que já foram alvo de insultos nas redes sociais).

Em reação ao vídeo, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais, o pai de Titi foi à polícia, na segunda-feira, apresentar queixa.

“Senti o que acho que qualquer ser humano decente sentiria. Tristeza. É uma sensação de impotência. É cobarde, não é? É uma criança. No ano passado tivemos dois casos destes. A culpada do primeiro foi encontrada, era uma melhor de idade. Ela respondeu por tudo aquilo a que tinha de responder e os pais também responderam”, revelou Bruno Gagliasso, citado pelo jornal brasileiro Globo.

Day McCarthy está a morar no Canadá, fora do Brasil, mas polícia do Rio de Janeiro garantiu que a agressora vai responder pelo crime. “Essa pessoa vai ser intimada para prestar depoimento. Apesar de parecer que ela está fora do Brasil, a lei penal vai ser aplicada e ela vai responder por todos os crimes cometidos contra a filha do Bruno Gagliasso“, afirmou Daniela Terra, agente da autoridade.

“Essa Pureza é tão feia que dá pena”

Em Portugal tivemos o caso que envolveu a sobrinha de Carolina Patrocínio, Pureza, de três anos. Gonçalo Uva, jogador de râguebi e marido da apresentadora, publicou no Instagram, no início deste ano, uma fotografia em que o aparece com a filha mais velha, Diana, e a sobrinha Pureza. Na sequência desta publicação, uma seguidora deixou um comentário que gerou uma onda de indignação entre toda a família.

Essa Pureza é tão feia que dá pena. A Diana é linda”, escreveu a seguidora. As irmãs de Carolina Patrocínio, sem conseguirem conter a indignação, responderam: “Bloqueia essa atrasada mental, por favor”, pediu a mãe de Pureza, Mariana Patrocínio.

O comentário polémico acabou por ser apagado e não teve consequências jurídicas.

Nem a filha de Beyoncé escapou

Em setembro do ano passado, Beyoncé apareceu na cerimónia dos MTV Video Music Awards com a filha, Blue Ivy, de cinco anos. Quando começaram a circular as primeiras fotos das duas na passadeira vermelha surgiram comentários negativos de dezenas de internautas sobre a aparência da criança.

Enquanto uns diziam que Blue Ivy nada tinha a ver com a mãe, por ser mais escura, outros referiram que a menina era demasiado parecida com o pai, Jay Z, e que isso em nada a favorecia. Houve até quem sugerisse que a criança devia fazer uma cirurgia plástica.

A cantora nunca chegou a comentar este episódio.


Leia também:

Saiba quais os nomes preferidos dos famosos para os filhos