Quantas castanhas devemos comer?

Percorra a galeria de imagens e saiba quais os benefícios que este alimento pode trazer à sua saúde, quando ingerido com cautela. Prevenir doenças e melhorar a qualidade do sono são dois dos cinco que lhe apresentamos.

Cozidas, assadas, salteadas ou cruas, as castanhas são o fruto seco mais apetecido e característico no outono. É um alimento a manter numa alimentação saudável e é costume perder-se a conta a quantas comemos só numa refeição.

Mas cuidado com excessos, sobretudo se for daqueles que facilmente devora uma dúzia ainda quente acabada de comprar na rua: “as castanhas têm calorias, e dizer que não engordam é muito relativo” – garante o nutricionista Tomás Barbosa, ao Delas.pt, que mais adiante revela o número recomendado a consumir.

Já que nem todos conhecem os verdadeiros prós e contras deste alimento, falámos com um especialista em nutrição para desvendar o seu verdadeiro efeito no organismo e quais as quantidades certas a ingerir para que haja um equilíbrio.

Entre os frutos secos, as castanhas são os que apresentam menos níveis de gordura. Isentas de colesterol e glúten, são uma fonte rica em fibra, vitamina B, fósforo e substâncias que vão combater os radicais livres (matérias que incentivam o envelhecimento precoce das nossas células) -, os chamados “antioxidantes”.

E agora surge a questão: as castanhas são antioxidantes? O nutricionista diz que sim, no entanto, “seria preciso ingerir quantidades absurdas deste alimento para que o efeito fosse reconhecido pelo organismo”.

Segundo Tomás Barbosa, “as castanhas substituem qualquer hidrato de carbono, como a massa, arroz ou a batata, com a diferença de que a massa tem glúten e a castanha não”. Esta é uma boa alternativa para variar a alimentação e de ver mais uma cor associada ao prato.

Por ser um fruto seco bastante rico em hidratos de absorção lenta, permite que a energia distribuída pelas células do nosso corpo aconteça “ao longo do dia e não de forma imediata”, explica o médico. Por exemplo, caso tenha um treino marcado no ginásio, o que deve comer antes disso é alimentos ricos em açúcares (de absorção rápida). Se em vez do ginásio for para uma reunião de quatro horas, a sugestão do médico é que sejam ingeridos “alimentos com uma absorção mais lenta”.

Comparadas pelo nutricionista aos amendoins, nozes e cajus (oleaginosas), numa refeição normal as castanhas devem ser ingeridas em pequenas quantidades – “entre 100g a 150g” – o aconselhável para uma porção de hidratos à refeição – “o que equivale mais ou menos a quatro ou cinco castanhas”. Ao comer mais do que o recomendado, corre o risco de flatulência (gases) e inchaço na barriga.

Quebrámos os maiores mitos sobre o pão