Quantas vezes se pode reutilizar uma garrafa de água?

Provavelmente costuma ter sempre consigo garrafas de água descartáveis, que vai enchendo e reutilizando para matar a sede facilmente, seja na rua ou no trabalho. Segundo vários especialistas em saúde pública, esta prática acarreta perigos para a sua saúde intestinal. No entanto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, estes riscos não estão relacionados com os químicos do plástico, mas sim com a sujidade que se vai acumulando.

Se tem uma garrafa de água descartável, use-a apenas uma vez e deixe-a para reciclar. Caso tenha uma reutilizável, de plástico ou alumínio, deve lavá-la todos os dias para que não se acumulem bactérias nocivas (percorra a galeria de imagens para saber onde pode comprar garrafas reutilizáveis giras).

“As garrafas de plástico são de um só uso, fabricam-se para se usar e reciclar, nada mais. Reutilizá-las não é correto“, explicou Vicente Calixto Zanon, diretor do Mestrado em Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Internacional de Valência, ao site Cuidate Plus.

Ao serem reutilizadas, as garrafas de água descartáveis vão acumulando micróbios na zona do gargalo e no interior, procedentes do ambiente, da boca ou das próprias mãos do consumidor.

“Com o tempo, o plástico deteriora-se e aparecem ranhuras, onde as bactérias encontram abrigo. A maioria dos micro-organismos podem sobreviver na água e, inclusivamente, multiplicar-se, aumentando o de número”, detalhou María Carmen López, professora de Nutrição e Bromatologia – a ciência dos alimentos – da Universidade CEU Cardenal Herrera, ao site espanhol Ámbito.com.

“Com o tempo, o plástico deteriora-se e aparecem ranhuras, onde as bactérias encontram abrigo.”

São vários os micro-organismos que se acumulam nestes casos, mas os mais frequentes são as bactérias entéricas, semelhantes às que podemos encontrar nos alimentos e que provocam intoxicações alimentares e outros distúrbios no sistema digestivo, como a diarreia.

No que toca aos possíveis riscos químicos, há o mito de que certos compostos como o bisfenol A, ftalatos, formaldeído, acetaldeído ou o antimónio podem passar para a água. Contudo, María Carmen López tranquiliza as pessoas.

“O bisfenol A não está presente no tipo de plástico que se utiliza nas garrafas de água e também não poderá passar para a água“, afirmou a professora. Já as outras substâncias químicas, apesar de estarem presentes nas garrafas em quantidades muito reduzidas, tornam-se perigosas se estas estiverem em condições inadequadas de conservação.

Se submetermos as garrafas a condições inadequadas de conservação (temperaturas elevadas, tempo de armazenamento excessivo e luz solar), as quantidades destes compostos podem aumentar“, alertou María Carmen López.

Como manter as garrafas reutilizáveis longe de perigo

Nos últimos anos surgiu a moda do uso de garrafas fabricadas para serem reutilizadas. Neste caso, como se deve proceder para as manter saudáveis? O responsável pelo Mestrado em Epidemiologia e Saúde Pública responde.

“O material que se usa para as fabricar é mais resistente a roturas que o plástico, pelo que é mais difícil de encontrar pequenas ranhuras onde se possam acumular bactérias“, disse o especialista em saúde pública.

María Carmen López, por sua vez, garante que o material utilizado não contém substâncias tóxicas. “Também não têm nenhum químico e, além disso, apresentam a vantagem de que os micro-organismos aderem mais dificilmente a estes materiais, logo a sua contaminação por micróbios é menor”, destacou a especialista em nutrição e bromatologia.

Como limpar as garrafas reutilizáveis de forma adequada

Independentemente do tipo de garrafa, as reutilizáveis devem ser lavadas após cada uso ou, pelo menos, uma vez por dia, com água quente e detergente. É também essencial secá-las antes de voltar a enchê-las.

“Quanto mais tempo estiverem sem serem lavadas, mais provável é que fiquem contaminadas por micro-organismos e que estes se multipliquem até quantidades perigosas“, acrescentou María Carmen López.

Uma simples garrafa de água esquecida num carro pode provocar incêndios