Quanto tempo deve ficar ao sol para se abastecer de vitamina D?

iStock-953920564 destaqye solares rosto

Essencial para o corpo, a vitamina D é sintetizada sob o efeito da luz solar. Mas, afinal, quanto tempo deve ficar ao sol para se abastecer de vitamina D e a que hora do dia?

Para se abastecer de vitamina D, o ideal é obviamente expor-se o mais regularmente possível ao sol. Uma a duas sessões de sol por semana, com duração de 15 a 30 minutos, é um bom mínimo.

“Os raios UV do tipo B passam pela pele e depois entram em ação com um derivado do colesterol, naturalmente presente no corpo, para finalmente produzir a vitamina D. A pele é então um sensor e a vitamina transformada se difunde pelo corpo”, explica Faïza Bossy, ao site Madame Figaro.

No entanto, a duração da exposição ao sol deve ser determinada tendo em conta o tipo de pele, já que nem todas as recebem a vitamina da mesma forma.

“São cinco tipos de fototipos, da pele vermelha à negra e todos têm sensibilidades diferentes. Os tons de pele mais escuros vão precisar de um tempo de exposição mais longo do que tons de pele mais claros”, esclarece a médica.