Saiba quanto tempo devemos passar nas redes sociais por dia

Que os telemóveis e as redes sociais fazem parte da nossa vida quotidiana ao ponto de já quase não conseguirmos viver sem elas já é sabido – e ainda diminuem o nosso apetite sexual. Mas quanto tempo devemos passar nas redes sociais por dia de forma a garantir que a nossa saúde mental se mantém intacta? Um estudo veio afirmar que, talvez, não seja má ideia começar a cronometrar o tempo que passa agarrada ao seu dispositivo móvel e às suas aplicações sociais.

Bem sabemos que ao abrir a sua conta de Instagram, por exemplo, existe um sem números de estímulos que nos ‘obrigam’ a ficar coladas ao ecrã como se não existisse mais nada à nossa volta. Mas, acredite, isso pode estar a comprometer a sua saúde mental.

Segundo um estudo desenvolvido por vários pesquisadores, pode reduzir este perigo e aumentar as suas capacidades mentais se passar menos de 30 minutos por dia agarrada às suas redes sociais. Os investigadores da Universidade de Pensilvânia analisaram o uso das redes sociais em alunos com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos e dividiram-nos em dois testes distintos. O primeiro teste decorreu durante a primavera e o segundo alguns meses depois, já no outono.

Os autores monitorizaram o uso de três redes sociais nestes jovens: Facebook, Instagram e Snapchat. De seguida, avaliaram a sua saúde mental de acordo com sete fatores diferentes: apoio social, medo de perder a vida, sentimento de solidão, autoestima, ansiedade, autoaceitação e, por fim, depressão.

O próximo passo foi separar os jovens em grupos e fazer uma análise do seu uso durante três semanas. A um grupo foi pedido que usassem as redes sociais de forma normal, a outro, o seu uso foi limitado a 10 minutos por dia em cada plataforma [total de 30 minutos].Os resultados? Claro que foram esclarecedores quanto aos perigos do uso excessivo das redes sociais.

Depois de analisarem cada jovem consoante os fatores propostos, o grupo que apenas utilizou as redes sociais durante 30 minutos apresentou um nível muito mais elevado de bem-estar face aos restantes jovens, não sentindo tanto sentimento de solidão ou mesmo depressão.

À Science Daily uma das pesquisadoras afirmou que é até “irónico” sentirmo-nos mais sozinhos se usarmos as redes sociais por mais tempo, até porque uma das grandes premissas da Internet e das redes socais é estarmos todos “ligados”. Ainda assim, segundo Melissa Hunt, um dos grandes problemas das redes sociais é precisamente a comparação e a utopia de que o que está nas redes é a realidade.

Existem algumas salvaguardas que os autores do estudo revelam sobre os seus resultados. Primeiro, só foram utilizados dispositivos iPhone nas suas experiências, segundo, só foram analisadas três redes sociais e, por fim, não há certezas que os mesmos cenários possam ser replicados noutras faixas etárias. Ainda assim, fica o aviso: é melhor reduzir o seu consumo de redes sociais para 30 minutos diários se quer evitar sentimentos como a solidão e a depressão.

Nove razões que explicam o vício do telemóvel