Quanto vale uma bitcoin em sapatos e carteiras

Esta é a sexta-feira mais negra para as moedas virtuais e a Bitcoin não escapa. Com os valores em queda, o que ontem valia mais de 9 mil euros, a esta hora está abaixo dos 8. Mesmo assim ainda é possível comprar alguns artigos de luxo.

Lembra-se daquelas moedas do Super Mario que tínhamos ganhávamos depois de saltar em cima de cogumelos e cubos suspensos e que se transformavam em pontos acumulandos? As bitcoins são uma espécie dessas moedas numa versão mais sofisticada, complexa e real, apesar de serem virtuais. À data de 2 de fevereiro de 2018 cada bitcoin valia €9.605, um valor que assim traduzido em euros dá para comprar muitas carteiras, sapatos e vestidos – na galeria pode ver tudo o que comprávamos se fosse possível pagar com esta moeda todos os bens tangíveis.

Este dinheiro virtual foi criado em 2008 e é a primeira criptomoeda da História. Trocado por miúdos, é o mesmo que dizer que as bitcoins foram as primeiras moedas virtuais a serem geradas digitalmente através de códigos secretos que garantem a segurança deste sistema financeiro, ainda que continuem a existir dúvidas sobre a proteção do sistema. Estas moedas não são emitidas por nenhum país, fazendo por isso parte de uma economia paralela que funciona virtualmente.

No entanto, é possível passar do mundo digital para o real, já que o ATM tem máquinas especiais para a troca desta moeda por dinheiro real. Em Portugal a primeira máquina do género foi instalada em 2014, e os avisos do Banco de Portugal não tardaram, lembrando que estas “não são reguladas nem supervisionadas por qualquer autoridade do sistema financeiro, nacional ou europeias” e por isso não são seguras.

Mas há outra forma de gastar as bitcoins: pode fazê-lo online, sem ter de as transformar em euros. Já existem vários sites que aceitam pagamentos nesta moeda, é o caso do Gyft e o egifter onde pode adquirir cartões presente de várias marcas com uma bitcoin. Há ainda companhias aéreas que aceitam esta forma de pagamento, e até existem sites de viagem que funcionam apenas com este meio de pagamento, como é o caso da Bitcoin Travel.

A escolha é cada vez maior, à medida que a economia digital cresce, mas enquanto a oferta ainda é extremamente reduzida quando comparada com a economia tradicional, saiba aquilo que pode comprar em euros à taxa de câmbio de hoje (amanhã o valor da bitcoin pode ser bastante diferente, esta moeda tem uma oscilação de valor muito superior à da economia tradicional).

Saiba como se pode tornar um milionário da Bitcoin

As bitcoins são criadas através de uma rede de computadores da qual toda a gente com um computador pode fazer parte, apesar de ser cada vez mais difícil ter um lugar neste sistema. Blockchain é nome desta rede e para fazer parte dela é necessário instalar um softwear próprio, que serve para validar e conciliar todos os códigos encriptados que dão origem a este dinheiro virtual.

Os donos destes computadores são chamados mineiros e em troca do seu serviço para a produção desta moeda recebem bitcoins. Este é um sistema P2P, ou seja, é uma rede onde o fornecedor também é consumidor.

Joaquim Lambiza, diretor-geral da Captain Wings, explicou ao Observador em 2014 – ano em que a sua empresa produziu o primeiro ATM de Bitcoins em Portugal – que são precisos 250 dias a trabalhar 24h para um computador dar um retorno de €5000.

A outra forma de entrar nesta cadeia de valor é comprar bitcoins online, há vários sites de câmbio que permitem comprar e vender esta moeda.

 

Purple Rain chega à moda

Estas calças fazem-nos parecer mais magras