Quase 80% das vítimas infantis e juvenis de violência sexual são do sexo feminino

violência

Os números acabam por confirmar as ideias negras que já são evidentes. Mas não deixam de impressionar. Sempre! Segundo os dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), 79,1% dos atos de violência sexual são exercidos sobre crianças e jovens raparigas. Ou seja, em 2016 e 2017, quase 4/5 dos casos reportados dizem respeito a vítimas do sexo feminino.

Estatísticas que indicam que, nos últimos dois anos de atividade, a instituição recebeu, apoiou e acompanhou, em média, 19 processos por mês de violência sexual exercida sobre crianças e jovens.

Contas globais, houve mais de 6100 atendimentos nos dois anos em análise e 446 vítimas eram crianças e jovens. O maior número de agredidos surge na faixa etária dos 14 aos 17 anos, com 160 denúncias feitas, seguida do intervalo entre os 8 e os 13 anos, com 134 processos reportados.

Sobre o agressor, 92,5% são do sexo masculino, mais de 20% dos casos é perpetrado por quem tem 25 anos ou menos e os atos de violência sexual decorrem, na sua maioria, em contexto intrafamiliar (53,1%). Lisboa é o distrito com maior número de denúncias feitas.

A análise foi divulgada em comunicado pela aquela entidade, assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, que tem lugar esta quinta-feira, 22 de fevereiro. Para lá destes dados respeitantes à rede CARE (e que podem ser consultados aqui), a APAV promove hoje um debate Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual que, diz em comunicado, pretende “ser uma reflexão sobre o apoio que se presta a crianças e jovens vítimas de violência sexual, nas diferentes áreas: direito, psicologia e apoio social“.

Ao mesmo tempo, a entidade anuncia uma nova campanha de sensibilização, sob o tema Pode servir a qualquer pessoa. É desta forma que a instituição pretende “alertar para o facto de todas as pessoas poderem ser, em algum momento das suas vidas, vítimas de crime“, lê-se no mesmo documento enviado às redações.

Imagem de destaque: Shutterstock