Quase duas em cada 10 meninas é vítima de abuso sexual no mundo antes dos 18 anos

pexels-teresa-howes-860882
[Fotografia: Pexels/Teresa Howes]

Dezoito por cento das meninas e oito por cento dos rapazes são vítimas de abuso sexual antes dos 18 anos, segundo uma análise internacional apresentada pelo psiquiatra Daniel Sampaio esta segunda-feira, 13 de fevereiro.

Os dados constam de uma análise da prevalência dos abusos sexuais na sociedade em geral e a nível global realizado pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica com base em 331 estudos independentes publicados em 217 publicações e revelam “a necessidade de se realizar um estudo a nível nacional”, disse o psiquiatra.

De acordo com a análise citada por Daniel Sampaio na sessão de apresentação do relatório da comissão independente, o abuso sexual ocorre “em regra em menores de 13 anos”. A idade que aparece na análise é entre 09 e 10 anos, antes da puberdade. “Acontece por adultos próximos da criança, familiares e conhecidos. Acontece também em instituições religiosas, escolares, desportivas”, indicou.

Segundo o psiquiatra, a característica fundamental do abuso sexual é poder que os abusadores têm sobre a criança. Daniel Sampaio recordou que, nas entrevistas que fez, ouviu testemunhas dizer que “o senhor padre era a voz de Deus”.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica recebeu 512 testemunhos validados relativos a 4.815 vítimas desde que iniciou funções em janeiro de 2022, anunciou hoje o coordenador Pedro Strecht.

Os casos de abusos sexuais revelados ao longo de 2022 abalaram a Igreja e a própria sociedade portuguesa, à imagem do que tinha ocorrido com iniciativas similares em outros países, com alegados casos de encobrimento pela hierarquia religiosa a motivarem pedidos de desculpa, num ano em que a Igreja se vê agora envolvida também em controvérsia, com a organização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

Hoje será conhecida a primeira reação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, e para 03 de março foi já convocada uma assembleia plenária extraordinária da CEP para analisar o relatório.