Quase quatro em cada dez cães ganharam peso durante a pandemia, diz estudo

caes
[Fotografia: iStock]

Afinal, não aconteceu apenas com humanos. Também os animais de estimação, em particular os cães, ganharam peso durante a pandemia provocada pela covid-19.

De acordo com um inquérito realizado a cerca de mil donos de animais domésticos, nos Estados Unidos da América, 36% dos donos reportaram um aumento de peso dos caninos desde março de 2020 e 25% afirmou que os ‘companheiros’ fizeram mais exercício em tempo de confinamento.

Segundo o estudo levado a cabo por empresas de cuidados, tecnologia e seguros de animais domésticos, o aumento de peso, apesar do reporte de maior exercício, deve-se a alterações na alimentação.

Cerca de 45% dos inquiridos reconhece ter dado guloseimas extra e 41% as sobras das refeições. “Definitivamente, notamos uma tendência de ganho de peso durante a pandemia”, diz, citada em comunicado, Ashleigh Bruno, veterinária do West Orange Animal Hospital. É fácil dar um pedaço das sobras das refeições ou uma guloseima ao longo do dia, sobretudo quando as pessoas trabalharam mais em casa, estando mais tempo com os animais de estimação”, afirma a mês especialista.