Quase uma criança refugiada a cada segundo desde o início da guerra na Ucrânia, alerta UNICEF

Ukrainian refugees arrive in Prague
[Fotografia EPA/MARTIN DIVISEK]

Os dados alarmantes foram apresentados esta terça-feira, 15 de março, em comunicado, pelas Nações Unidas. “Todos os dias, nos últimos 20 dias, na Ucrânia, mais de 70 mil crianças tornaram-se refugiadas. Tal significa, a cada minuto, 55 crianças a fugir do país”, disse James Elder, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF.

Números de um êxodo que ascende, ao vigésimo dia de guerra após a invasão da Rússia, a cerca de 1,5 milhão de crianças. O porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM) vincou: “Chegámos agora a marca de três milhões em termos de movimentos de pessoas da Ucrânia para países vizinhos. E entre essas pessoas há cerca de 157.000 cidadãos de países terceiros”, alertou Paul Dillon, citado no mesmo comunicado.

Numa fuga marcada sobretudo por mulheres e crianças – os homens dos 18 aos 60 anos têm ficado em território para lutar –, as preocupações do tráfico e violência disparam e convocam todas as atenções.

James Elder alertou que os jovens são vítimas dos traficantes, quando chegam a novos ambientes desconhecidos. “Para dar uma ideia, na fronteira que eu costumava visitar – Medyka, a principal entre Polónia e Ucrânia – eram dezenas de pessoas em volta de autocarros e miniautocarros que gritavam nomes de capitais – ou pelo menos, assim era há uma semana – e as pessoas entravam neles”, descreveu.

“A grande maioria, é claro, são pessoas com intenções maravilhosas e de grande generosidade, mas não há dúvida, dado o que entendemos do tráfico na Europa, que essa continua sendo uma questão muito, muito grave”, alertou o porta-voz da UNICEF.

Por cá, pela moda nacional, os alertas da UNICEF ouviram-se alto e bom som. Ainda antes do desfecho da apresentação da coleção do designer Gonçalo Peixoto, representante do Fundo das Nações Unidas tomou o microfone e o espaço do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, para apelar à ajuda humanitária urgente deste conflito. “Existem cerca de sete milhões e meio de crianças na Ucrânia, um milhão já saiu do seu país. As restantes permanecem em situação de emergência”, descreveu. “A UNICEF está no terreno a prestar auxílio, ajudando as unidades de saúde locais com equipamento cirúrgico, medicamentos, kits de parto, tudo o que é necessário numa situação destas. Estamos a fazer fornecimento de água, já que há mais de três milhões de pessoas na Ucrânia sem acesso a água e saneamento. Temos técnicos no terreno para tratar destas falhas, mas quando não é possível avançam tanques de água e quando isso também não é possível avança a distribuição de água engarrafada”, afirmou.

Uma ajuda que se exerce também do lado de fora das fronteiras desta guerra. “Estamos a trabalhar na proteção infantil com pontos azuis móveis ao longo das rotas de evacuação, que ajudam as famílias, dão indicações, informam sobre o que esperar do outro lado das fronteiras, e também estamos a fazer o acompanhamento e identificação das crianças que estão perdidas”, vincou a responsável.

Num pedido de ajuda que vai para lá do fim da ModaLisboa – onde a UNICEF esteve presente a recolher donativos – a angariação prossegue na conta de Instagram e que pode aceder aqui. “Lembrem-se que uma criança que vive num contexto de guerra só conhece o hoje, não sabe o que é o amanhã. Por isso é urgente ajudar. Há pessoas que não sabem, mas UNICEF depende 100% de donativos e, portanto, todas as contribuições são muito importantes”, afirmou.