Quatro dicas para falar com o seu parceiro sobre fantasias sexuais

algemas
[Fotografia: iStock]

Apesar de já se falar de forma mais aberta sobre o sexo, este tópico continua a ser um tabu em muitas sociedades. Por essa razão, é fácil compreender que, quando se trata de discutir sobre fantasias sexuais, a conversa pode ser desconfortável.

Esse desconforto é bastante comum entre os casais que estão num relacionamento a longo prazo. Quem o diz é a terapeuta sexual Miranda Christophers à seção Life do site HuffPost.

“As principais razões pelas quais as pessoas não costumam ter essas conversas são porque estão envergonhadas ou sentem que o parceiro pode reagir negativamente“, explica.

No entanto, a boa notícia é que pode começar já a trabalhar na sua confiança para falar deste assunto. Citada pelo HuffPost, a especialista explica que “é importante que sejam atenciosos um com o outro para evitar sentimentos de rejeição ou vergonha”.

Miranda Christophers sugere que falar sobre as fantasias sexuais não só melhora a vida sexual como também a ligação emocional entre o casal. Mas, afinal, como é que devemos abordar o assunto? O Delas.pt explica-lhe.

1- Prepare o cenário

Segundo a conselheira de casais Cate Mackenzie, citada pelo mesmo meio de comunicação, “é importante que ambas as partes se sintam relaxadas, confortáveis e ligadas”. “As pessoas são mais abertas quando se sentem seguras e quando o seu sistema nervoso está relaxado”, explica.

Uma boa maneira de controlar a conversa é certificar-se de que o cenário é tranquilo. Sentem-se no sofá ou vão tomar um banho juntos, o importante é manter-se bem-humorada e sedutora, para que, durante a conversa, faça parecer que as suas fantasias são divertidas.

2- Faça a pergunta

Virar o foco para o seu parceiro é uma ótima maneira de dar início à conversa sobre fantasias sexuais. Miranda Christophers sugere perguntar ao seu parceiro o que ele gosta enquanto estão nos preliminares.

As fantasias sexuais variam consoante as pessoas, mas as mais comuns incluem fazer sexo a três, espancamento, mordidas, ser submissa, experimentar diferentes posições, locais ou parceiros ou ainda sexo em público.

3- Faça um jogo

Para começar a conversa de forma mais suave, pode sugerir ao seu parceiro fazerem um jogo. Miranda Christophers recomenda escreverem uma lista de cinco fantasias sexuais, cada um, e colocá-las num jarro. Depois, e à vez, tirem um papel e falem sobre o que está escrito. Caso seja uma fantasia comum aos dois, podem aproveitar para explorá-la.

4- Partilhe histórias

Uma outra abordagem alternativa é partilhar ficção erótica com o seu parceiro. Quem o diz é Molly Moore, blogger sexual no Molly’s Daily Kiss.

Falar sobre o porquê de uma história a ter excitado com o parceiro pode ser “muito menos assustador” do que falar diretamente das suas fantasias, diz a blogger.