Quatro ferramentas para se sentir segura quando o seu corpo muda

casal
[Fotografia: Yaroslav Shuraev/ Pexels]

Com o avançar da idade, a maternidade, entre outros fatores, o corpo vai mudando e, por vezes, a confiança vai ficando abalada, especialmente durante os momentos de maior intimidade e em que as mulheres se sentem mais expostas. No entanto, tal não tem de ser vivido desta forma.

A pele menos tonificada, a barriguinha que aparece, um ou outro quilo a mais, por exemplo, pode promover desconforto na hora de ter relações sexuais com o parceiro, mas é importante combater tudo isso em prol do bem-estar e da autoestima. Veja como aumentar a confiança sem esquecer que a forma como se é respeitada pelo parceiro tem de ser à prova de bala.

Nenhum destes argumentos deve comprometer qualquer relação e é importante que todas as mulheres tenham tudo isto bem presente.

Dessa forma, deixamos aqui algumas sugestões.

Exercícios em frente do espelho

Praticar exercícios em frente do espelho pode ser uma boa solução para a falta de confiança. Quando sair do banho, por exemplo, invista algum tempo a admirar a sua figura no espelho. Mas atenção, o objetivo é que aponte as coisas que gosta em si e não procurar os defeitos.

Afirmações positivas

Outra proposta passa por espalhar pela casa alguns post-its com afirmações positivas e elogios. Coloque-os nos espelhos, em armários e até no frigorífico. Escreva o que acredita necessitar ouvir como: “O meu peso não tem nada que ver com a minha sensualidade”.

Masturbação

Esta prática vai ajudá-la a explorar a sua confiança sexual.

Reformulação do sexo

Quando iniciar uma relação sexual tente focar-se mais nas experiências positivas e menos no seu corpo. Pense no que poderá sentir e no orgasmo que poderá atingir e não no seu aspeto físico.