Quatro livros com cunho português entre a melhor literatura para crianças e jovens

Bola amarela livro

Quatro livros, escritos ou ilustrados por portugueses, entre os quais “O lagarto”, de José Saramago, estão na lista da melhor literatura para crianças e jovens de 2018, da Biblioteca Internacional da Juventude.

Anualmente, aquela biblioteca reúne uma seleção dos melhores livros para a infância e juventude publicados em vários países e diversas línguas, e elabora um catálogo de divulgação internacional, intitulado White Ravens, que será mostrado na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

Na mais recente lista divulgada pela organização, e que contém mais de 200 títulos em 38 idiomas, estão os livros “A guerra”, de José Jorge Letria e André Letria (Pato Lógico), e “A bola amarela”, de Daniel Fehr, ilustrado por Bernardo P. Carvalho (Planeta Tangerina).

Foram ainda selecionados “O lagarto”, um conto dos anos 1970 de José Saramago que teve edição recente com xilogravuras do autor brasileiro J.Borges (Porto Editora), e “Sonia Delaunay. A life of color”, livro de Cara Manes, com imagem da ilustradora portuguesa Fatinha Ramos, editado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Os livros selecionados para o White Ravens 2018 estarão expostos na Feira do Livro de Frankfurt, que começa na quarta-feira, na Alemanha.

Fundada em 1949, a Biblioteca Internacional da Juventude é considerada a maior dedicada exclusivamente à literatura para crianças e jovens, com quase 600 mil títulos em 130 línguas e idiomas, abrangendo quatro séculos de história.

SS // MAG

15 livros para ler nos próximos meses