Quatro regras para falar com o seu parceiro sobre sexo e melhorar a relação

pexels-jonathan-borba-2950331(1)

Sabemos que a comunicação é a base para qualquer relação – a todos os níveis. E, no que diz respeito ao sexo, isso não poderia ser mais verdade. Afinal de contas, para ter um bom sexo, há que deixar alguns tabus e vergonhas de lado e não ter medo de falar do que gosta e como gosta.

É também importante conhecermo-nos a nós mesmas, para saber exatamente o que nos dá prazer. Alias, como a sexóloga Marta Crawford afirmou ao Delas.pt, não podemos partir do pressuposto de que o outro vai saber do que gostamos, se nós mesmas não o soubermos.

A verdade é que falar de sexo, mesmo que seja com o parceiro, continua a não ser um tópico fácil para toda a gente. E, por vezes, é preciso entender se a nossa mensagem vai ser bem recebida e entendida – seja para mostrar uma preferência, fazer uma sugestão de algo a melhorar ou pedir por algo mais inovador e picante.

De acordo com a página oficial de dicas de relacionamentos, The Gottman Institute existem pelo menos quatro regras de ouro na hora de falar sobre sexo com o seu parceiro e ainda outras tantas dicas que a podem ajudar a chegar ao máximo prazer sexual. E a primeira dica é mesmo a comunicação, uma vez que os casais que comunicam sobre sexo são muito mais felizes a nível sexual. Ora veja abaixo as sugestões de abordagens:

Seja paciente e positiva

Vamos supor que quer sugerir ao seu parceiro uma nova técnica no sexo. Há que ter em atenção a forma como o diz, uma vez que pode fazer com que o outro pense que está algo de errado em como as coisas estão atualmente. Pode começar antes por dizer que gosta muito quando o seu parceiro ou parceira lhe faz certas coisas, dando dicas de outras que podem inovar a relação, mostrando-lhe como o pode fazer. Seja positiva na forma como explora a questão, mostrando que gosta do que existe e mostrando como pode fazer para melhorar ainda mais.

Seja paciente

As pessoas têm diferentes aprendizagens sexuais e diferentes gostos, por isso nunca é boa ideia entrar “a matar” e exigir algo apenas à sua maneira. E há também pessoas que se sentem mais ou menos à vontade para falar sobre a temática. Vá abordando o tema de forma gradual, começando pela relação em si e caminhando para a relação sexual.

Não leve as coisas demasiado a peito

Invertendo os papéis, se for o seu parceiro ou parceira a dar sugestões de como pode melhorar algum aspeto, não leve isso a peito, achando que a outra pessoa está a menosprezar o que fez até agora ou achando que já não se sente atraída por si. Leve as coisas com leveza e aceite estas dicas para si, querendo sempre melhorar a experiência para os dois.

Chegue a compromissos

Cada pessoa tem os seus fetiches, fantasias e gostos pessoais. Por vezes, temos de chegar a um meio-termo que agrade os dois, criando compromissos do que é ou não fazível. O importante é que se satisfaçam mutuamente sem sentir que nenhum teve um intuito de ceder um pouco e de ambos chegarem a um compromisso. Não ceda a algo com o qual não se sente segura ou confortável, explicando o seu ponto de vista e tentando arranjar soluções que funcionem para os dois.