Quatro subtis comportamentos machistas de que estamos mesmo fartas

pexels-polina-zimmerman-3958868(1)

Manterrupting, bropriating, mansplaining e gaslighting são quatro expressões inglesas que se traduzem em comportamentos de machismo subtil. Vários sites feministas alertam para esses fenómenos que, não sendo evidentes, como o assédio ou a descriminação salarial, são graves.

É que tomar como princípio que a mulher precisa de uma explicação diferente sobre determinado assunto ou apropriar-se de uma ideia dela e apresentá-la de forma mais veemente como se fosse sua prejudica, de facto, a perceção que os outros têm da mulher e pode chegar a empatar a sua progressão profissional.

E não vale dizer que a mulher também pode falar mais alto e de forma mais veemente que essa forma de trabalhar, mais “à homem”, granjeia às mulheres demasiadas vezes adjetivos como autoritária, mandona ou cabra.

Muitos destes comportamentos masculinos podem ser interpretados como falta de educação “apenas” ou distração e é por isso, justamente, que as mulheres devem estar mais atentas às ocasiões em que acontecem. Porque se o autor destas ações as fizer com todas as pessoas pode ser mesmo o caso de educação, mas se ele só fala mais alto quando conversa com mulheres, se só as interrompe a elas, provavelmente é um caso de machismo.

E, sim, é verdade, pode nem ser consciente já que a nossa cultura é predominantemente machista, mas nada como estar atenta para se poder defender. Veja os significados e como atuar.

MANSPLAINNING – A expressão é uma junção de man (homem) e explaining (explicar). É quando um homem fala com uma mulher didaticamente como se ela não fosse capaz de compreender, afinal é mulher, para explicar o evidente: o céu é azul, o carro arranca em primeira, etc. O mansplaining chega a servir também para demonstrar como uma mulher está errada numa matéria que domina mais do que o homem. Ele apresenta factos errados mas encadeados de forma lógica para desconstruir a argumentação dela.

GASLIGHTING é a violência emocional que nos casos mais graves faz com que a mulher duvida daquilo que pensa. Como é que começa? Com expressões como: “Estás a exagerar”, “és demasiado sensível”, “estás naqueles dias”, menorizando dessa forma a perspetiva da mulher sobre determinado aspeto.

MANTERRUPTING – A palavra junta man (homem) e interrupting interrupção)ou seja é o ato masculino de interromper constantemente uma mulher, manda-la calar-se, falar por cima. Este é um comportamento muito comum em reuniões e palestras. Elas falam, eles falam por cima, elas calam-se. Não deixe isto acontecer, prossiga no mesmo tom de voz até que o homem se cale.

BROPRIATING – Bro (termo curto para brother, irmão) e appropriating (apropriação) juntos para expressar a ideia que o homem se apropria de uma ideia de uma mulher e a apresenta como se fosse sua, numa reunião. Ele tem confiança com ela para se apropriar da ideia e fá-lo com o assentimento do público que tem em redor, depois de ter repetido exatamente o que foi dito inicialmente pela mulher.