Quatro truques que tem de seguir para evitar pontas espigadas

pontas
[Fotografia: iStock]

Ter as pontas do cabelo espigadas é um dos maiores pesadelos das mulheres que têm o cabelo comprido. Apesar de ser inevitável que apareçam, existem formas de as evitar – pelo menos por um tempo.

Para além de deixarem o cabelo com mau aspeto e nada saudável, as pontas espigadas tornam a tarefa de se pentear muito mais difícil, já que elas deixam espaço para o cabelo criar vários nós.

Claro que a solução mais simples para resolver este problema é ir ao cabeleireiro. No entanto, tendo em conta o panorama atual onde só se deve sair de casa para o estritamente necessário, devido à pandemia do novo coronavírus, há que arranjar soluções.

Por essa razão, é importante que saiba alguns truques que podem evitar que o seu cabelo fique neste estado e esteja saudável até poder voltar a um salão de beleza.

Hidrate em profundidade

A secura extrema é a principal responsável pelo aparecimento de pontas espigadas, portanto, é essencial implementar uma rotina altamente hidratante. Para isso, tudo o que tem de fazer é aplicar semanalmente algumas máscaras caseiras para tratar os cabelos danificados.

Evite usar ferramentas térmicas

Sabemos que é tentador querer usar o secador, prancha ou modelador diariamente, especialmente quando a textura do cabelo assim o exige. No entanto, deve evitar estas ferramentas para uma mudança percetível. Caso seja mesmo necessário utilizá-las, tente espaçar o uso e lembre-se de aplicar um protetor térmico antes de pentear o cabelo.

Limpe e estilize suavemente

A falta de delicadeza que existe tem ao lavar e modelar o cabelo pode ser a principal responsável pelas pontas duplas. Parece que não, mas os puxões que se dão a pentear os fios são uma má técnica. Para além disso, torcer o cabelo com a toalha depois do banho, contribui para a secagem dos fios.

Troque de acessórios

Os materiais com que os acessórios são feitos são muito importantes. Evite usar aqueles cujos materiais são completamente sintéticos. Opte por usar scrunchies de tecidos naturais ou bandoletes.