Menstruação: que nenhum sangue nos pare!

libresse

BLOOD from Jones+Tino on Vimeo.

“Sangue” e depois rugby, surf, corrida, boxe, escalada, ballet, skate, BTT e depois Joana D’Arc. Os desportos “radicais” vão aparecendo no vídeo de 1 minuto e 10 segundos e são sempre jogados por mulheres que sangram dos joelhos na sequência de uma queda, da cabeça depois de levarem um encontrão, das mãos enquanto sobem a uma montanha a pulso e sem corda de segurança. São sempre mulheres, de hoje, que não param por nada nem por sangrarem. E depois aparece uma mulher que lembra, com a sua armadura de cota de malha, Joana D’Arc, a cavaleira medieval que não parava mesmo que sangrasse por empunhar a espada numa batalha.

As mulheres nunca param, nunca pararam, é o que mostra este anúncio comercial que serve ao mesmo tempo para criar envolvimento com uma marca de pensos higiénicos Libresse (em França), Bodyform (no Reino Unido), e para remeter para o site Red.Fit, que explica os benefícios do exercício físico para o corpo durante a menstruação, alimentação específica para todas as fases dos ciclo menstrual e até inspiração.

Mas o vídeo é muito mais que isso. É motivador, é inspirador e mostra às mulheres que não é preciso parar a vida, nos dias em que estão com o período. “Que nenhum sangue nos pare” lê-se no vídeo. Se não as para o sangue do nariz, ou do sobrolho depois de serem esmurradas no ringue, não há razão nenhuma para parar quando estão menstruadas. Este é um vídeo que também é um hino às mulheres fortes, imparáveis.