Quebrámos os maiores mitos sobre o pão

Adorado por muitos e temido por tantos outros, o pão parece estar a perder o lugar na mesa dos portugueses. É dos alimentos que mais deixamos de consumir quando esperamos perder uns quilinhos e aquele que mais ingerimos quando procuramos um almoço rápido e fácil. Mas será que faz assim tanta diferença na balança deixar o pão de lado? E na saúde? Será este alimento assim tão indispensável a uma alimentação equilibrada?

Fomos saber tudo junto da nutricionista Helena Real e prepare-se, porque esta terça-feira, 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial do Pão, quebramos os maiores mitos sobre o alimento que afinal anda a ser subestimado – veja a galeria de imagens acima.

Rico em fibras e vitaminas de complexo B, com cada vez menos sal e com tantas e tantas variedades disponíveis, o pão está a tornar-se um alimento cada vez mais aliado de uma alimentação equilibrada, segundo Helena Real. Numa breve conversa com a nutricionista, além de termos desmistificado onze mitos sobre este alimento, ainda ficámos a saber como fazer a melhor escolha na hora de levar pão para casa:

“Sempre que possível, é importante promover o consumo de pães integrais, de pães de misturas de farinha – o típico pão de mistura –, porque vamos buscar os benefícios de cereais diferentes. À partida, um pão mais escuro será mais saudável, porque vai ser um pão que terá preservado os cereais com casca”, começou por explicar. E prosseguiu acrescentando: “Se pudermos optar por pães mais simples em termos de composição, que não tenham adição de substancias extra, perfeito. No campo da alimentação impera muito a ideia de: o simples é, normalmente, o melhor”.

Helena Real deixa ainda outro conselho: “Podemos também considerar o consumo de outro tipo pães com ingredientes diferentes, como o facto de terem sementes ou nozes adicionadas. Estas são opções muito interessantes do ponto de vista nutricional. Não temos necessidade de andar todos os dias a consumir um pão que traga nozes, até porque, por norma, este é um pão mais caro. Mas podemos ter as nozes à parte e colocar no meio do pão. Funciona como um acompanhamento. Podemos e devemos variar e procurar esse tipo de opções”.

Percorra a galeria de imagens acima e quebre os grandes mitos sobre o pão.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Pudim de pão da princesa Diana