Queimaduras, sal e gelo: o perigoso jogo da moda entre adolescentes

Queimar a pele com sal e gelo é o mais recente jogo da moda entre os adolescentes. Depois de queimados, os jovens são incentivados a partilhar a imagem nas redes sociais com as hashtags ‘#iceandsalt’, ‘#iceandsaltchallenge’ ou ‘#hieloysal’.

O desafio nasceu nos EUA, mas o facto de ser partilhado na Internet fez com que se espalhasse um pouco por todo o mundo. Em Espanha, mesmo aqui ao lado de Portugal, foram já vários os jovens que participaram no jogo. A Guarda Civil espanhola está preocupada com o desafio viral, que classifica como “tolo” e “perigoso”, e lançou o alerta.

“Apesar de ser algo muito tolo há muita gente que o faz”, escreveram os responsáveis pela Guarda Civil espanhola no Twitter (na galeria de imagens acima pode ver algumas fotografias de adolescentes que fizeram o desafio e partilharam nas redes sociais).

A combinação de sal e gelo, quando aplicada sobre a pele, fez com que se atinjam temperaturas que podem chegar aos 20 graus negativos. O frio é tão intenso que provoca ferimentos graves e tem consequências irreversíveis para a pele.

“Os danos na pele podem ser diferentes, desde pequenas irritações que a deixam vermelha e inflamada até necrose ou lesões estruturais”, explicou Pablo de la Cueva, dermatologista e chefe de serviços no Hospital Infanta Leonor da Comunidade de Madrid, ao site El Español.

Como o gelo funciona como anestesia, os adolescentes não se apercebem do mal que estão a fazer à pele durante o processo. Só quando param.

Um adolescente de 12 anos morreu depois de colocar sal e gelo nas costas

“As primeiras consequências envolvem comichão, ardor ou dor. Além disso pode gerar infeções que requerem tratamento com antibiótico. Algumas queimaduras podem ter efeitos irreversíveis como cicatrizes e doenças de pigmentação”, alertou o dermatologista.

Nos EUA, um adolescente de 12 anos morreu depois de ter pedido aos amigos que lhe colocassem sal e gelo nas costas em forma de cruz (é a primeira foto da galeria de imagens acima). Aguentou durante 20 minutos.

Do desafio de comer canela à Baleia Azul

O desafio que resulta em queimaduras com sal e gelo vem juntar-se a uma série de outros jogos perigosos que circulam na Internet e colocam em risco a vida de quem os põe em prática.

Um dos primeiros desafios a aparecer incentivava os adolescentes a comer uma colher de sopa de canela, sem a ajuda de água. O mais recente foi o jogo da Baleia Azul, que consiste em superar 50 testes complexos e perigosos.

A primeira vítima mortal deste jogo em Portugal surgiu em maio deste ano. Tinha 14 anos e morreu ao atirar-se para a frente de um comboio na estação de Braço de Prata, em Lisboa.