Os Correios, Transportes e Logística continuam a liderar o primeiro lugar no número de queixas reportadas em 2024. Segundo o Portal da Queixa, os portugueses submeteram quase 225 mil reclamações no total (mais 10% do que em 2023) e no segundo lugar da tabela com maior volume de reparos e críticas por parte dos consumidores vêm os Serviços e Administração Pública (com 9.7% das entradas), Comunicações, TV e Media (com 7.9%), Informática, Tecnologia e Som (6,2%),Bancos, Financeiras e Pagamentos (5,9%), Compras, Moda e Joalharia (5,9%).
A categoria Beleza, a Estética e o Bem-Estar, que até nem está no top das dez que geraram maior descontentamento em 2024, foi a que mais cresceu no ano que agora acabou, reportando um aumento de 50,5% no volume de reclamações, segundo dados avançados pelo Portal da Queixa e enviados ás redações.
“Os dados do Portal da Queixa em 2024 confirmam as grandes dinâmicas de transformação do mercado em Portugal. O aumento de 10,7% no volume de reclamações face ao ano anterior, com destaque para categorias como Correio, Transporte e Logística (13%) e o crescimento em áreas emergentes como Beleza (+50,5%), refletem consumidores cada vez mais exigentes, conscientes e digitalizados”, afirma, citado em comunicado, o fundador do Portal da Queixa e CEO da Consumers Trust.
Pedro Lourenço refere que o aumento registado esta em linha com as tendências globais e que a perspetiva para este ano é de ainda maior crescimento. “Em 2025, esperamos que estas exigências se intensifiquem, desafiando as empresas a combinarem inovação com propósito e a consolidarem o seu compromisso com a experiência do cliente, como se reflete nas taxas de solução cada vez mais altas em categorias como Hiper e Supermercados (82,1%). Mais do que números, este relatório é um reflexo fiel da dinâmica entre consumidores e marcas em Portugal, reforçando o papel essencial do Portal da Queixa como uma ponte para a transparência, responsabilidade e evolução do mercado”, refere o responsável.