A portuguesa Cristina Gonçalves conquistou a medalha de ouro no torneio individual de boccia BC2 dos Jogos Paralímpicos Paris2024, ao derrotar na final a sul-coreana Soyeong Jeong, por 4-1, pelos parciais 1-0, 2-0, 1-0 e 0-1.
Cristina Gonçalves, que soma em Paris2024 a sua sexta participação em Jogos, conseguiu na Arena Paris Sul a sua quarta medalha paralímpica, a primeira em competições individuais. Em equipas BC1/BC2, Cristina Gonçalves, de 46 anos, foi bronze no Rio2016, prata em Pequim2008 e ouro em Atenas2004.
O ouro de Cristina Gonçalves é a terceira medalha conseguida neste domingo, 1 de setembro, por Portugal nos Jogos Paralímpicos Paris2024, depois de Miguel Monteiro ter conseguido também o ouro no lançamento do peso F40 (baixa estatura) e do nadador Diogo Cancela ter sido bronze nos 200 metros estilos SM8.
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa “felicitou, com grande júbilo, Cristina Gonçalves pela sua medalha de ouro no torneio individual de boccia (BC2), nos Jogos Paralímpicos de Paris2024″, lia-se na mensagem publicada na página da presidência, tendo ainda desejado à atleta e parceiros “as maiores venturas para as provas coletivas que se aproximam e para as quais irão sempre contar com o apoio de todos os portugueses”.
Também o executivo liderado por Luís Montenegro elogiou, numa nota publicada na rede social X, a conquista da atleta e considerou: “O sucesso de Cristina Gonçalves é um exemplo inspirador de talento e determinação”.
com Lusa