Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem é Elisabeth Borne, a nova primeira-ministra francesa

[Fotografia: EPA/CHRISTIAN HARTMANN / POOL MAXPPP OUT]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Elisabeth Borne, atual titular da pasta do Trabalho, para primeira-ministra, anunciou a Presidência francesa (Eliseu) num comunicado.

A nova primeira-ministra, de 61 anos e que vem do campo socialista, torna-se assim a segunda mulher a ocupar o segundo lugar político mais importante de França e a primeira a assumir tal cargo nas últimas três décadas.

Elisabeth Borne, que também foi ministra da Ecologia durante o anterior mandato de Macron (2017-2022), substitui o conservador Jean Castex, que, como esperado, formalizou hoje a sua demissão do cargo de primeiro-ministro francês após quase dois anos nestas funções, depois de ter substituído, em julho de 2020, Édouard Philippe.

O conservador Castex, de 56 anos, viajou do Palácio Matignon, a sede do chefe de governo, até ao Palácio do Eliseu, onde entregou a Macron a carta de demissão.

Castex e os restantes membros do Executivo continuarão a exercer os cargos atuais “até à nomeação do novo governo”, declarou o Eliseu.

A demissão ocorre três semanas depois das eleições presidenciais, que renovaram o mandato de Macron, em que conseguiu derrotar a representante da extrema-direita no país, Marine Le Pen, com uma margem de diferença menor do que a de 2017.

O presidente francês já tinha expressado a vontade de dar ao país um novo rumo político, com um chefe de governo mais socialista e ambientalista, tendo chegado a referir que gostava de ver uma mulher no cargo.

Da nomeação do novo ‘inquilino’ de Matignon, Macron espera um trunfo eleitoral para a sua coligação “Ensemble” (“Juntos”) nas eleições legislativas em meados de Junho, em que enfrenta a direita de Le Pen e uma coligação de esquerda liderada por Jean-Luc Mélenchon.

No entanto, o primeiro-ministro dependerá sempre da aprovação do Parlamento.