Quem é Virginia Raggi? A provável primeira presidente da câmara de Roma

viriginia raggi
Virginia Raggi, the anti-establishment 5-Star Movement's candidate for Rome mayor, poses during an interview with Reuters in Rome, Italy May 19, 2016. Picture Taken May 19, 2016. REUTERS/Tony Gentile - RTSFOCZ

Das eleições autárquicas italianas de ontem sobressai um nome. Virginia Raggi, de 37 anos, foi a candidata mais votada em Roma cidade que, até hoje, nunca teve uma mulher como Presidente da Câmara. De acordo com a lei italiana, por não ter mais de 50% dos votos, Raggi terá de vencer uma segunda volta para se tornar de facto a primeira mulher à frente dos destinos da capital italiana, mas com os 34% dos votos que conseguiu arrecadar dificilmente este cargo lhe sairá do caminho.

Raggi usa o trunfo feminista. Disse numa entrevista recente que espera que os romanos queiram fazer história e eleger a sua primeira mulher para Sindaco. E não é apenas uma questão de discurso: na lista do Movimento 5 Estrelas à câmara de Roma, as mulheres estão em maioria – elas são 20, eles são dezoito.

As intenções de voto subiram muito, também, quando Virginia falou sobre a necessidade de acabar com os privilégios dos políticos. Esse é um dos pilares do Movimento 5 Estrelas, que defende uma política de proximidade com os cidadãos, processos mais transparentes e democracia direta.

Virginia Raggi vive com o filho menor, no centro de Roma. Diz que se interessou pela política quando o filho nasceu, ao empurrar o carrinho do bebé numa rua sem passeio, com carros estacionados em segunda fila. Isto já depois de se licenciar em Direito e ter feito várias especializações. Afirma-se católica e diz não dar um passo sem o apoio da família de origem. Diz que votou anos a fio na esquerda e ficou desiludida. Em 2011 juntou-se ao Movimento 5 Estrelas.