Caso esteja a pensar engravidar, prepare-se para acordar cedo. A hora ideal para o conseguir é até às 7H30, dizem os investigadores do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, garantindo que a qualidade do esperma varia de acordo com as horas do dia e os meses do ano.
As conclusões chegaram após um estudo realizado entre 1994 e 2015, coordenado por Brigitte Leeners, do Departamento de Endocrinologia Reprodutiva da Universidade. Uma investigação que analisou 12 245 amostras de esperma, de 7 068 homens, com idades entre os 25 e os 40 anos. Durante a análise foram tidos em conta vários fatores: a concentração de espermatozoides, a quantidade total e a capacidade de se moverem.
“As amostras de esperma recolhidas no início da manhã, antes das 7h30, apresentaram os maiores níveis de concentração de esperma, de contagem total de espermatozoides e uma morfologia normal”, explicou Leeners. Além disso, o estudo indica que é durante os meses de verão que os espermatozoides tendem a ter o tamanho e a forma perfeita para fertilizar um óvulo, embora a concentração e a contagem total de espermatozoides sejam maior na primavera.
Brigitte Leeners acrescentou ainda que “a recolha de esperma no início da manhã, onde a qualidade foi maior, pode ser usada para melhorar a fertilidade natural, bem como a fertilidade resultante da reprodução assistida”.
Apesar de aprovar os resultados do estudo suíço, a especialista em reprodução assistida, Hana Visnova, relembrou outras pesquisas sobre o assunto, afirmando ser necessário alguma cautela, avança o jornal The Sun: “A recolha de esperma é claramente um aspeto vital de qualquer procedimento de fertilização in vitro, portanto, se pudermos maximizar a potência de uma amostra, isso será encorajado. No entanto, as evidências relacionadas com os melhores momentos do dia, ou do ano, para que isso aconteça são conflituosas e controversas. Outros estudos já mostraram que o período da tarde, entre as 17h e as 17h30, é quando o esperma é mais potente”.
Mas esta não é a primeira vez que um estudo defende as 7h30 como a melhor hora para ter sexo, recorda o jornal britânico. Em agosto de 2017, uma pesquisa elaborada por uma empresa de suplementos alimentares já havia afirmado que ter relações sexuais às 7h30 podia ajudar ainda a reduzir a pressão arterial e os níveis de stress para o dia.
Percorra a galeria de imagens e fique a par do que deve fazer antes de engravidar.
[Imagem de destaque: Shutterstock]