Quer entender melhor os gatos? Estudo explica como sorriem e reagem

Comunicar melhor gato dono homem mulher animais de estimação felinos
[Fotografia: Unsplash/Jae Park]

Quer entender melhor o seu gato? Os felinos sorriem e até reagem aos humanos. Quem o diz é um estudo de investigadores britânicos.

Os psicólogos da Universidade de Portsmouth e Sussex publicaram um estudo na revista Scientific Reports, em que descobriram que os gatos sorriem para os humanos e quando as pessoas sorriem de volta eles reagem.

Quando estamos a estreitar os olhos para esboçar um sorriso fazemos um piscar lento que os gatos entendem como sorriso, transformando o ser humano mais atraente.

Perante esse gesto, os felinos reagem por norma com felicidade. Desta forma, segundo o estudo, pode construir-se uma relação de confiança entre o animal e o dono.

Durante o estudo que envolveu 45 gatos foram realizados dois testes, com grupos diferentes. Num primeiro os donos dos animais fizeram o “piscar lento” e foram retribuídos.

Por sua vez, no segundo teste, os pesquisadores, sem qualquer relação com os gatos, piscaram os olhos e esticaram a sua mão aberta e os gatos reagiram da mesma de forma positiva.

A professora Karen McComb, da Universidade de Sussex, admitiu que é “ótimo conseguir demonstrar que os gatos e as pessoas conseguem comunicar desta forma”. “É fantástico encontrar provas disto”, afirmou, em comunicado.