Quer perder peso? Cuidado com estas frutas

iStock-1024069556

A fruta e os legumes são não só ótimos e saudáveis alimentos como também essenciais na nossa alimentação diária. No entanto, existem algumas frutas que devem ser riscadas da nossa dieta – ou, pelo menos, ingeridas de forma mais cuidadosa – quando queremos efetivamente perder peso.

O nutricionista Tomás Barbosa já tinha explicado ao Delas.pt que “não devemos comer mais de três peças de fruta por dia”. Ao contrário do que as pessoas pensam, a fruta contém muita frutose, e sendo este constituinte um açúcar de absorção rápido, “deve ser sempre ingerido com um hidrato de absorção lenta, como por exemplo uma tosta ou uma tortilha de arroz” – acrescentou o especialista.

Reunimos oito frutas que deve evitar comer quando está num regime em que quer emagrecer e contamos-lhe as quantidades recomendadas, segundo a revista feminina Glamour, caso queira comer estes mesmos alimentos. Ora confira abaixo:

Açaí – este fruto está cada vez mais na moda, especialmente servido numa espécie de papa gelada ou em batidos. O açaí tem componentes de anti-idade, é muito energético e antioxidante. O pior é que, na maioria das vezes, o açaí é acompanhado de outros alimentos calóricos. Se quiser comer este fruto, tente que seja de uma forma mais natural, controlando os açúcares que adiciona.

Tâmaras – este fruto é muito energizante e é vulgarmente utilizado como substituto natural do açúcar. Mas será que sabia que 100 grama desta fruta tem mais de 270 calorias? Evite, assim sendo, este alimento ou coma apenas em alturas específicas ou festivas.

Uva – a verdade é que, quando pegamos em uvas, nunca comemos uma só. Comer este fruto sem moderação, ou mesmo bebê-lo em sumos, aumenta o nível de açúcar no sangue e, por consequência, promove o aumento do peso. Tendo as uvas também componentes bastante benéficos para o organismo, quando quiser comer, limite a quantidade para 12 unidades por dia.

Manga -é um fruto saboroso e traz imensos benefícios para a pele e cabelo. No entanto, tem bastantes calorias e não convém abusar da sua dose. O ideal será comer apenas meia manga, evitando adicionar açúcares ou toppings – como granola.

Banana – este é um ótimo alimento para os desportistas, é um facto, principalmente por ser uma grande fonte de potássio, ferro e sódio. No entanto, não é recomendado que abuse na sua ingestão. Sabia que 100 gramas têm cerca de 90 calorias? Se quiser comer este fruto enquanto está de regime, coma apenas meia banana e misture com canela ou sementes de chia.

Laranja – Um copo de sumo de laranja tem cerca de 50 gramas de açúcar. Se está em processo de perder peso, é melhor beber apenas metade, juntando também a polpa, para aproveitar bem a Vitamina C e a fibra.

 

Coco – é uma das frutas que mais engorda. Se quiser beber leite de coco, beba só meio copo. Se quiser comer a polpa, opte por duas colheres apenas e se optar por consumir azeite ou manteiga, apenas 25 ml.

Figos – Não têm muita gordura e são bons para a digestão, mas, novamente, levanta-se o problema do açúcar. Evite comê-los quando está em processo de perder peso, ou coma apenas dois figos em situações especiais.

[Imagens: iStock]