Quer perder peso? Experimente estes pequenos-almoços

Quer começar a perder peso logo pela manhã? Uma dica: experimente estes pequenos-almoços altamente proteicos que reunimos em galeria. Ao todo, são sete receitas, uma para cada dia da semana.

“Dietas ricas em proteína resultam em perdas de peso maiores ao mesmo tempo que promovem a redução de gordura corporal e manutenção da massa muscular”, afirma a nutricionista Bárbara Almeida de Araújo e autora do blog ‘Manias de uma dietista’.

“Isto já não é novidade, mas as evidências científicas cada vez mais indicam que para um processo de emagrecimento eficaz é fundamental a inclusão de proteínas ao pequeno-almoço”, acrescenta. Ou seja, aquilo que comemos quando quebramos o jejum noturno é muito importante no que diz respeito à gestão do peso e não apenas aquilo que comemos ao longo do dia.

Um pequeno-almoço rico em proteína irá promover a saciedade, fazendo com que se coma menos até ao deitar. Aliás, “vários estudos indicam que as pessoas que comem um pequeno-almoço rico em calorias ingerem até menos 135kcal por dia”, garante Bárbara Araújo.

Além disso, uma ingestão adequada de proteína pode ainda acelerar o metabolismo, já que o efeito térmico das proteínas é superior ao das gorduras e dos hidratos de carbono, podendo aumentar o gasto energético em 20 a 30%.

“Outro aspeto positivo tem a ver com o facto de a proteína favorecer o crescimento e manutenção da massa muscular”, salienta a nutricionista, o que é vantajoso numa dieta de emagrecimento já que ajuda a preservar a mesma durante a fase de perda de peso, algo que nem sempre é fácil.

O Delas.pt pediu à especialista um pequeno-almoço altamente proteico para cada dia da semana. Fique a conhecê-los ao percorrer a nossa galeria de imagens (acima).

Sara Raquel Silva

Pequenos-almoços para comer a caminho do trabalho