Quer poupar na energia? Veja estas sete dicas

luz azul istock
[Fotografia: Istock]

Com cada vez mais pessoas a trabalhar em casa devido à pandemia provocada pela covid-19, e com a necessidade de aquecimento devido ao tempo frio que se faz sentir – e ao que ainda está por vir -, é preciso gerir bem esta fatura crescente do orçamento familiar.

Veja nove conselhos que podem ajudar a conter a despesa em matéria de energia e eletricidade, gastos que crescem com o teletrabalho e como é que é possível poupar.

Antes de mais, há novas regras no corte da luz a entrar em vigor em 2021. Depois, de nada valerá procurar aquecer a casa se o espaço tem fissuras por onde entra o ar frio. Por isso, antes de investir em qualquer solução, compre isolamento térmico para janelas e portas, permitindo-lhe segurar a temperatura dentro de casa, poupando nos custos de energia e aquecimentos

Lâmpadas

Se forem de baixo consumo, já está a poupar sempre que estiver de luz acesa, comparativamente com lâmpadas de alto consumo.

Termostatos programados

Programe o ar condicionado entre 19-21 graus e os de aquecimentos entre 24-26. Estas são as temperaturas ideais para que mantenha uma atmosfera agradável e confortável, poupando ao mesmo tempo na sua fatura.

Off para tudo

Apague os aparelhos sempre que não estejam em uso, é que o standby consome energia. Deixar o computador ou a televisão ligados durante a noite, por exemplo, já soma muitas horas de gastos de energia. Desligue também os carregadores de telemóveis quando não estão a ser utilizados.

Desligue luzes não necessárias

Parece simples, mas desligar a luz quando se sai de uma divisão também ajuda a poupar – mesmo que saia da divisão apenas por “um bocado”.

Aproveite o que é grátis

Tire o máximo a partido da luz solar. Ao final de tarde podemos ainda, por exemplo, deixar entrar a luz solar em vez de ligar a luz artificial. Pense na sua fatura e abra os cortinados para deixar o sol brilhar.

Multi-tomadas

Soluções com interruptor ou tomadas inteligentes para ligar vários aparelhos. Desligue-as quando não necessárias. As tomadas com interruptor ou inteligentes permitem desligar todos os aparelhos nela contidos, simultaneamente, de modo a poupar energia de várias fontes de uma só vez.

https://www.delas.pt/luz-a-mais-pode-estar-a-mata-la-e-aos-seus-filhos-tambem/corpo-e-mente/409024/

Equipamentos de baixo consumo

Poupança e eficiência energética, este simbolo é um padrão internacional para o consumo eficiente de energia originado nos Estados Unidos. Os equipamentos que cumpram este padrão estão sempre identificados, para que possa sempre fazer a melhor escolha.