Quer saber a sua idade real? Há um marcador biológico que lhe responde

Uma simples análise à urina pode revelar o quanto o corpo envelheceu. A conclusão é de um grupo de cientistas que identificou um novo mercador biológico.

Segundo o estudo, divulgado na publicação esta terça-feira, 27 de fevereiro, na publicação científica ‘Frontiers in Aging Neuroscience’, este marcador não só ajuda a determinar com mais rigor a idade biológica do corpo, como pode contribuir para a prevenção do risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o envelhecimento e até mesmo, a morte prematura.

A substância que permite fazer essa contagem é 8-oxoGsn, que indica “danos oxidativos” nas células. Os seus níveis aumentam à medida que a pessoa vai envelhecendo.

A equipa científica que realizou o estudo mediu os níveis de 8-oxoGsn em amostras de urina de 1.228 chineses com idades entre os dois e os 90 anos. A investigação revelou que foram detetada concentrações maiores da substância em participantes de 21 anos e mais velhos.

Em termos de distribuição por género, verificou-se que os níveis de 8-oxoGsn eram praticamente iguais entre homens e mulheres, exceto no pós-menopausa. Neste período, as mulheres revelaram quantidades mais altas da substância.

Um dos cientistas envolvidos na investigação, Jian-Ping Cai, refere que o marcador biológico 8-oxoGsn “pode refletir melhor a condição real do corpo” de uma pessoa “do que a idade cronológica”, tudo porque os “danos oxidativos” aumentam à medida que uma pessoa envelhece.

 

Sabe quantos anos envelhece por causa de um filho?

AT com Lusa

Imagem de destaque: Shutterstock