Estas são as melhores horas para fazer sexo

Se está numa relação de longo prazo, então o mais provável é que se identifique com este cenário: o seu parceiro mostra-se cheio de vontade de fazer sexo pela manhã mas a sua cabeça já está a pensar nas mil e uma coisas que tem de fazer ou, por outro lado, está cheia de vontade quando chega a noite e ele já está mais virado para o lado do João Pestana do que para o seu…Sabe porque é que isto acontece? Porque as mulheres tendem a ser mais “corujas” no que toca ao sexo e os homens mais “formiguinhas madrugadoras”…Segundo um estudo de 2015 da Lovehoney, o pico sexual dos homens dá-se entre as 6h00 e as 9h00 da manhã e o das mulheres, para contrastar, entre as 23h00 e as 2h00 da manhã, o que provoca uma certa discordância na hora ‘H’.

Mas afinal, existe mesmo um momento ideal para fazer sexo? Segundo o Daily Mail, o horário é preciso: a hora ideal é às 5h48 da manhã. Porquê? Porque ainda que os picos de excitação nos homens e nas mulheres sejam em etapas diferentes, existe uma janela comum que é contemplada em ambos os sexos.

Segundo descreve o jornal, este é o horário ideal devido aos níveis hormonais (que variam consoante o sexo) e por ser um horário onde não existem tantas preocupações e exigências da vida quotidiana, o que garante mais disponibilidade, contacto físico e relaxamento.

Mas a grande questão impõe-se: estará realmente disposta a colocar o despertador para fazer sexo? Que benefício tem para si?

Segundo afirmou Helen Fisher – psicóloga – à Well and Good, tanto o sexo matinal como o noturno trazem inúmeros benefícios à saúde: fortalecimento do nosso sistema imunitário; diminuição do stress; estimulação do humor; melhoria na saúde do coração e, claro, uma maior ligação com o parceiro. Estes benefícios acontecem tanto no sexo feito pela manhã como à noite.

Ainda assim, o sexo pela manhã parece ser a solução ideal. E não, não precisa de acordar de madrugada para o fazer, basta um pouco antes da hora dos seus compromissos. Se lhe falta o ingrediente perfeito para começar bem o dia, então a resposta que procura pode muito bem-estar dentro do seu próprio quarto, mal abre os olhos.

Ao que parece, os casais que praticam sexo logo pela manhã tendem a passar o resto do dia mais otimistas e bem-dispostos. O estudo sugere que as pessoas que praticam sexo logo pela manhã são mais felizes do que aquelas que optam apenas por tomar uma chávena de café e seguir caminho.

E desengane-se se pensa que o sexo só faz bem ao estado de espírito, porque também pode melhorar a qualidade dos nossos cabelos, pele e unhas. Para não falar que ajuda a prevenir as gripes, por melhorar o nosso sistema imunológico.
Também Debby Herbenick, professora e especialista em sexologia, falou dos benefícios do sexo matinal, afirmando que “fazer sexo logo pela manhã liberta oxitocina química, o que nos faz sentir bem e, por isso, faz também com que os casais se sintam mais amorosos e ligados durante todo o dia “.
Mas os estudos sobre sexo não ficam por aqui e cada um dá a sua sentença. Segundo uma outra investigação desenvolvida pela Universidade de Belfast, e citada pelo Daily Mail, fazer sexo pelo menos três vezes por semana reduz para metade o risco de se ter um ataque cardíaco ou mesmo um derrame.
Um outro estudo de 2009 descobriu ainda que a prática de sexo todos os dias melhora a qualidade do esperma e, com isso, aumenta as possibilidades de se engravidar.
Mas afinal, se os homens gostam de sexo pela manhã e as mulheres pela noite, como é que pode haver uma compatibilidade horária para o feito acontecer? Pois bem, a terapeuta sexual Shannon Chávez explicou que o segredo está no “condicionamento sexual”, que é como quem diz um “alinhamento do desejo sexual” para ambas as partes.
Segundo o psicólogo, o casal consegue alinhar o pico do seu desejo sexual para que funcione em ambas as partes. Quanto mais vezes fizer sexo durante este período, mais o seu corpo se vai habituar à rotina e pedir mais.
“Experiências sexuais positivas que aconteçam durante certo período de tempo ou num determinado ambiente tendem a criar uma resposta de excitação mais forte no futuro”, explicou Chávez também à Well and Good.

E o que é que podemos retirar de todos estes estudos e opiniões sobre qual a melhor hora para fazer sexo? Bem, calculamos que o melhor é mesmo criar o seu próprio horário, mas apostamos nos benefícios do horário da manhã.

E se está com receio de acordar o seu parceiro um bocadinho antes da hora do despertador, não tenha, porque segundo explicou também ao Daily Mail Gabrielle Lichterman, jornalista e endocrinologista (estudo de hormonas), “enquanto ele dorme a sua testosterona vai-se acumulando e, desta forma, a partir do momento em que ele acorda existe uma janela de três horas em que os seus níveis estão no pico”.
Por isso aproveite este pico para rejuvenescer um pouco a pele e ir para o trabalho com melhor humor.