Quer ter umas unhas saudáveis? Recorra a estes produtos

Fungos, irregularidades ou enfraquecimento. Estes são apenas alguns dos problemas que comprometem a saúde das nossas unhas. Tal como os cuidados de corpo ou de rosto, também o tratamento desta zona das mãos e dos pés não pode ser descurado.

O aspeto das nossas unhas é (quase) um espelho da nossa saúde. Por exemplo, as unhas fracas e quebradiças decorrem, muitas vezes, do contacto constante com produtos químicos (como detergentes) ou mesmo de carências de certas vitaminas no nosso organismo, nomeadamente a vitamina A. Nesta última situação, é comum que quando as unhas se apresentam mais frágeis, também o cabelo acabe por ficar mais quebradiço.

A par da fragilidade, a alteração da cor – associada a alguma deformação e rugosidade – também pode significar que algo não está bem. Habitualmente, estes sintomas são sinal de fungos nas unhas, um ‘pesadelo’ que tem o nome de onicomicose. Esta infeção é causada por fungos que se ‘sustêm’ da proteína existente na estrutura das unhas – a queratina.

Padece de algum destes problemas? Dê uma vista de olhos à galeria de imagens (acima), onde reunimos um kit completo de vernizes de tratamento. Dos produtos fortificantes aos branqueadores, passando pelos antifúngicos, na nossa seleção poderá encontrar aliados de beleza para unhas e cutículas adequados a cada problema. Um conselho: antes de escolher o tom primaveril para pintar as unhas, cuide primeiro da saúde das mesmas.

A par dos vernizes de tratamento, existem outros rituais que podem melhorar a saúde das suas unhas: aplicar uma verniz base antes do verniz com cor ou deixar as unhas sem verniz por algum tempo para que as mesmas possam ‘respirar’.

Além disto, apostar numa alimentação saudável, por exemplo, é uma forma de manter o corpo saudável e, consequentemente, as unhas.

Imagem de destaque: Shutterstock

Maquilhagem: Luminosidade e tons nude marcam tendência este verão

Mitos e verdades sobre como cuidar das sobrancelhas