Quer viver mais tempo? Coma estes alimentos e pode ganhar mais dez anos

dieta saudável corpo mente mulher estilo de vida saúde viver esperança
[Fotografia: Inigo La Maza/Unsplash]

Antes de prosseguir, um alerta: não basta só comer os alimentos elencados, também será necessário fazer alguns cortes no que não deve ingerir porque faz mal à saúde. Definida esta ressalva, é tempo de seguir leitura.

De acordo com um estudo da Universidade de Bergen, publicado na revista PLOS Medicine, uma dieta com o consumo de leguminosas, grãos integrais e nozes pode melhorar a saúde substancialmente.

Para isso terá também de reduzir o consumo de carnes vermelhas, produtos industrializados e ingerir várias vezes frutas e verduras. Aplicando este regime alimentar, as mulheres podem ganhar até dez anos e os homens 13 anos.

Caso não consiga acabar com o consumo regular das carnes vermelhas, a esperança de vida cai para sete anos para o sexo masculino e cinco para o sexo feminino.

Segundo os dados do estudo Global Burden of Disease, a que os pesquisadores recorreram, a má nutrição é a causa de cerca de 11 milhões de mortes prematuras por ano.

Mesmo para quem já está na terceira idade e caso aplique estas mudanças à alimentação, irá ter resultados, asseveram os autores do estudo.