Químicos libertados por alimentos grelhados podem causar Alzheimer

churrasco
[Fotografia: Min An/ Pexels]

Um estudo conduzido pela Icahn School of Medicine, em Mount Sinai, Nova Iorque, chegou à conclusão que os químicos libertados por alimentos grelhados podem causar Alzheimer.

Em causa estão produtos finais da glicação avançada (AGE), ou seja, produtos químicos produzidos quando os alimentos reagem a altas temperaturas com pouca ou nenhuma humidade.

Os especialistas avaliaram o seu efeito em ratos e descobriram que estes desenvolveram placas no cérebro que causaram danos nas células, condição ligada ao risco de Alzheimer.

Já em 2015, um estudo associou os altos níveis de AGEs com baixos níveis de sirtuína, enzima que pode conter a inflamação e retardar o envelhecimento.

Os investigadores realizaram testes de pensamento e memória em homens e mulheres com 60 anos e concluíram que os que obtiveram piores resultados tinham os níveis de AGEs mais elevados.

Estudos anteriores também ligam a ingestão de carne vermelha ao aumento de placas no cérebro devido ao alto teor de ferro nas suas versões processadas. Já um outro estudo referiu que a carne ultra processada pode aumentar em 30% o risco de demência.