Rainha da Suécia garante que palácio real está assombrado

Queen Silvia of Sweden gestures to spectators after her arrival at the townhall in Hamburg
Queen Silvia of Sweden gestures to spectators after her arrival at the townhall in Hamburg, Germany, October 6, 2016. REUTERS/Fabian Bimmer - RTSQZIM

“Há aqui muita história. Há pequenos amigos… fantasmas. São todos muito amáveis, mas, às vezes, não nos sentimos totalmente sozinhos”, diz a monarca num documentário que vai esta quinta-feira para o ar no canal da TV estatal sueca, o SVT, sobre o Palácio de Drottningholm.

“É muito empolgante, mas não é assustador”, acrescentou a monarca, convidando de seguida a equipa de reportagem a “dar uma volta e sentir ela mesma”. “Passem por cá quando estiver escuro”, sugere. “Conseguem imaginar o que estes fantasmas podem contar?”, questiona.

A fachada do Palácio de Drottningholm
A fachada do Palácio de Drottningholm

Drottningholm, edificado na ilha de Lovön no final do século XVI, foi classificado como Património Mundial da Unesco em 1991. “É um sítio com muita energia”, refere no mesmo documentário a irmã do marido da rainha Sílvia, o rei Carlos Gustavo. “Há histórias de fantasmas em casas antigas. São casas que passaram séculos cheias de pessoas. A energia mantém-se”, acredita também a princesa Christina.

Uma das salas interiores do edifício
Uma das salas interiores do edifício

Residência oficial da família real sueca, o palácio é ainda um dos pontos turísticos mais fortes do país.


Leia também os artigos:
Saiba a sua missão de vida através do dia de aniversário
A mala que está a obcecar as estrelas de Hollywood
Dicas para arrumar a cozinha em minutos