Rainha Isabel II falha cerimónia devido a problema nas costas

41935041_9Q26UT
[Fotografia: Jacob King / AFP]

Numa decisão de última hora, a rainha Isabel II não vai comparecer às celebrações de Remembrance Service previstas para este domingo, 14 de novembroraujn.

E se o palácio de Buckingham confirmava no sábado, 13 de novembro, “a firme intenção” da monarca, de 95 anos, na cerimónia que evoca os militares da Commonwealth, o que significava um regresso aos momentos oficiais e depois de ter passado uma noite no hospital, este domingo houve um recuo.

Segundo fonte oficial, a monarca sofrido um problema mas costas, levando-a a lamentar “com grande pesar” a necessidade de não comparecer às evocações.

“A Rainha, depois de ter dado um jeito nas costas, decidiu esta manhã, com grande pesar, que não irá comparecer. Sua Majestade está desapontada por perder o serviço religioso”, lê-se no comunicado emitido pela Casa Real.

A mesma nota, citada pela imprensa internacional, acrescenta: “Como nos anos anteriores, uma coroa de flores será colocada em nome de Sua Majestade pelo Príncipe de Gales. Sua Alteza Real, a Duquesa da Cornualha, o Duque e a Duquesa de Cambridge, o Conde e a Condessa de Wessex, a Princesa Real e Vice-Almirante Sir Tim Laurence, o Duque e a Duquesa de Gloucester, o Duque de Kent e a Princesa Alexandra, conforme planejado.

Segundo avança a BBC, este problema nas costas reportado por fontes oficiais da Rainha Isabel II não estará ligado ao recente conselho médico para descansar duas semanas e que surgiu na sequência do internamento de uma noite, a 20 de outubro, para exames. Apesar de recomendação médica, a monarca manteve algumas funções, incluindo encontrar-se com embaixadores.