Rainha Isabel II estreia-se na Semana de Moda de Londres

A vida do criador Richard Quinn será seguramente diferente depois de 20 de fevereiro de 2018, dia em que a monarca britânica compareceu à Semana da Moda de Londres (London Fashion Week -LFW) para assistir ao desfile de propostas do designer e para o congratular.

Uma estreia para o estilista, mas também uma primeira vez para a moda britânica e para Isabel II. A rainha britânica compareceu, foi o centro das atenções e sentou-se na linha da frente da passerelle, ao lado da editora executiva da Vogue americana, Anna Wintour, também ela própria considerada uma rainha… mas do estilo e da moda. Na galeria acima veja algumas das imagens deste momento único.

Com um conjunto azul muito claro da autoria de Angela Kelly e pontuado com cristais Swarovski azuis-marinhos, a monarca esteve sempre animada, bem disposta e muito atenta às propostas do criador que, com esta coleção e à última hora, quis prestar homenagem a Isabel II, apresentado coordenados florais vibrantes, muitos lenços de seda e casacos em pele inspirados no universo do motocross.

Mas a comparência inusitada teve ainda outro propósito: premiar o recém-chegado designer – que já criou para a cantora Lady Gaga, ganhou um prémio de criação da H&M e destacou-se na elaboração de tecidos e padrões – à London Fashion Week. Ora, Isabel II marcou presença para entregar o reconhecimento a Quinn.

“É um grande prazer estar hoje aqui”, afirmou a chefe de Estado. Aquando da apresentação do galardão Isabel II para a Moda Britânica, a rainha elogiou a indústria da moda desenvolvida no país que, considerou, “tem sido reconhecida por artesanato excecional há muitos anos e continua a produzir têxteis de classe mundial e projetos de ponta”.

Por isso, prosseguiu: “Como uma homenagem ao setor, e como meu legado para todos aqueles que contribuíram para a moda britânica, gostaria de apresentar este prémio a ser entregue a novos e jovens talentos. Gostaria de agradecer ao British Fashion Council pela seleção do primeiro vencedor: Richard Quinn“, ouviu-se durante a apresentação do prémio

“É um bocadinho surreal”, reagiu o criador à imprensa e após receção do reconhecimento real. Uma descoberta feita dias antes do desfile e que levou Quinn a acrescentar alguns detalhes à sua coleção. “Quando percebemos que ela viria, adicionamos alguns toques em matéria de lenços e cachecóis”, revelou o designer.

Kate Middleton também já tinha dado um ar da sua graça no certame

No dia anterior, segunda-feira, 19 de fevereiro, tinha sido a mulher do Príncipe William a destacar a celebrar a moda inglesa. Porém, não foi ela quem foi à primeira fila dos desfile, mas antes as criações que vieram até à duquesa de Cambridge, grávida de sete meses do terceiro filho.


Recorde a recente polémica de Kate nos prémios do cinema BAFTA


Kate recebeu os responsáveis da Commonwealth Fashion Exchange, uma iniciativa que junta designers e artesãos de todos os 53 membros que integram a Commonwealth, da qual a rainha é o rosto máximo.

Imagem de destaque: Pool New/Reuters