Rainha Letizia assume cada vez mais os cabelos brancos. O que significa?

EtNuGtOWQAAJWcW
Rainha Letizia [Fotografia: Twitter]

A monarca espanhola tem vindo a assumir progressivamente os fios de cabelo branco. Depois de um interregno não tão evidente, a rainha Letizia voltou a comparecer em cerimónias exibindo as suas mechas mais clareadas. Fê-lo, de forma contundente, na cerimónia em que participou esta terça-feira, 2 de fevereiro, como presidente de Honra da Fundação de Ajuda contra a Dependência de Drogas, em Madrid.

Uma decisão que acaba por a tornar mais próxima de todos, por mostrar sem receios os efeitos da passagem dos anos. Opção que chega também em tempo de pandemia. Recorde-se que já em 2019, após o verão, a monarca tinha tomado a dianteira nesta opção, deixando claro: os cabelos brancos estão para ficar assumidos.

Cuidadosa e meticulosa, a imprensa lembra que tal facto jamais poderia ser fruto de esquecimento. Vindo de Letizia é uma decisão claramente pensada. A pergunta que se coloca é a de ‘por que razão’?

Libertação de hábitos com caráter obrigatório – a necessidade de pintura constante e de visitas regulares ao cabeleireiro – ou estratégia pela naturalidade e pela imagem mais régia de autoridade e experiência, o debate desta especialidade em Espanha tem sido feito nestes termos, mas sem ignorar um detalhe: há cabelos brancos em Letizia, sim, mas não rugas, como indagava a espanhola Vanitatis.

Numa altura em que os produtos para este tipo de cabelos e mesmo as indústrias da moda e beleza vão acomodando estes novos imperativos de diversidade e exigências das mulheres, esta busca pela naturalidade e pela imagem de sapiência que lhe estão associadas pode bem parecer uma resposta da monarca a uma nova premissa que se se vai instalando na sociedade.

Ao mesmo tempo, é importante vincar que as apostas na naturalidade em Letizia tem ido muito além da cabeleira. O rosto sem maquilhagem foi também uma decisão recente e surpreendente por parte da monarca de Espanha quando, em setembro de 2018, no momento em que levava as filhas à escola, surgia livre de maquilhagem no rosto.